20.5 C
Brasília
sexta-feira, novembro 22, 2024
Mais...

    Minas Gerais antecipa campanha de vacinação contra a influenza

    A 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza começará, em Minas Gerais, na próxima segunda-feira (3/4). No território nacional, a imunização iniciará no dia 10/4, mas a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decidiu pela antecipação diante da disponibilidade de doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).

    O vírus influenza é causador de infecção aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão, e pode levar à morte. Em 2022 em Minas Gerais, 132 pessoas vieram a óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por influenza. Este ano, já são duas mortes.

    O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, explica que, tendo em mente que a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas, antecipar em uma semana a vacinação do público elegível será importante para reduzir possíveis complicações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

    “A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir uma eventual sobrecarga nos serviços de saúde”, detalha o subsecretário.

    Para a campanha de 2023, Minas Gerais já recebeu do Ministério da Saúde 1.420.000 doses, que estão sendo disponibilizadas aos 853 municípios mineiros. Para operacionalização da campanha, as cidades deverão considerar o quantitativo de doses da vacina e logística disponíveis no território. A campanha seguirá até o dia 31/5 e a meta de cobertura vacinal é de 90%. A expectativa é que 8.519.957 pessoas sejam vacinadas em Minas Gerais.

    Os grupos prioritários para a 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza são:

    Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
    Trabalhador da saúde (todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade),
    Gestantes e puérperas
    Professores do ensino básico e superior
    Povos indígenas
    Idosos com 60 anos ou mais de idade
    Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas
    Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
    Pessoas com deficiência permanente
    Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
    Trabalhadores portuários
    População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade
    Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
    “Pedimos para que a população que faz parte do público elegível procure pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, para atualizar a caderneta de vacinação. Lembramos que esse imunizante faz parte do calendário anual de rotina e, para a campanha de 2023, já está atualizado contra a nova cepa da gripe”, destaca Prosdocimi.

    Vale lembrar que a vacina contra influenza é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de hipersensibilidade grave a doses anteriores.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES