A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17/5), a operação Harvest Time, com foco em uma organização criminosa especializada na subtração de tratores e peças de máquinas agrícolas em fazendas dos municípios de Unaí, Bonfinópolis de Minas e Buritizeiro.
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão domiciliares e outros três de prisão preventiva em Unaí e Paracatu na região Noroeste de Minas Gerais. Três homens foram presos.
Investigação
Conforme apuração da Polícia, a organização criminosa havia se estruturado em Unaí, desde 2021, com o objetivo de obter lucro, em larga escala, mediante a subtração e comercialização de tratores e peças de propriedades rurais, contabilizando-se um prejuízo superior a R$ 2 milhões para as vítimas.
Ainda segundo as investigações, os suspeitos eram profissionais que trabalhavam como prestadores de serviços agrícolas para as vítimas, o que facilitava o acesso e mapeamento das propriedades rurais alvos dos crimes.
As peças subtraídas eram vendidas a produtores de outras regiões ou utilizadas para modificação de tratores produtos de crime, conferindo falsos indícios de legitimidade aos compradores interessados.
Com base nos elementos probatórios reunidos durante as investigações, iniciadas há cerca de seis meses, a PCMG irá concluir de uma só vez 11 inquéritos instaurados para apurar os diversos crimes cometidos pelo grupo.
Prisões
Os três presos durante a ação, de 23, 30 e 32 anos, serão indiciados pelos crimes de organização criminosa, adulteração de veículo automotor e furto qualificado por diversas vezes. As pessoas identificadas como receptadoras dos produtos subtraídos pelo grupo investigado também serão indiciadas por receptação.
As investigações, coordenadas pela delegada Gabriela Mol Câmara, tramitam no âmbito da Delegacia de Polícia em Unaí. Já a operação contou com a participação de 40 policiais civis.
Ver essa foto no Instagram