20.5 C
Brasília
quinta-feira, novembro 21, 2024
Mais...

    Secretaria de Saúde de Minas promove oficina de capacitação sobre a vacinação

    A capacitação e o estabelecimento de estratégias direcionadas são primordiais para que os profissionais de saúde estejam preparados para orientar a população quanto à importância da vacinação.

    Para promover esse alinhamento, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, desde segunda-feira (24/6), reuniões e oficinas práticas da temática de imunização do estado. O evento acontece na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e termina nesta sexta-feira (28/6).

    Para participar das oficinas, foram convidadas referências técnicas do Programa de Imunizações de todas as Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado, da Atenção Primária à Saúde do Nível Central da SES-MG, representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).

    De acordo com a coordenadora Estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão, os cinco dias de reuniões e oficinas contribuem para o aprimoramento dos conhecimentos sobre as estratégias de vacinação abarcadas pelo Programa Estadual.

    “Nosso objetivo é ampliar a cobertura vacinal de todos os imunizantes do calendário e quem veio participar do evento vai nos ajudar a replicar esse conteúdo em seus territórios. Está sendo uma semana muito produtiva e estamos recebendo contribuições valiosas das equipes, que vão fortalecer ainda mais as ações de imunização no Estado”, explica Josianne Gusmão.

    O projeto estratégico Vacina Mais, Minas também foi tema das oficinas. Somente em 2023, a SES-MG investiu mais de R$ 165 milhões de repasse direto aos municípios para a realização de ações de vacinação extramuros, incluindo a vacinação em escolas e em locais públicos.

    A secretaria também repassou mais de R$ 100 milhões aos municípios, em 2023, para a aquisição de vacimóveis, que são vans adaptadas para funcionar como unidades itinerantes de vacinação.

    Ao todo, 77 municípios mineiros foram contemplados e receberam recursos para aquisição dos veículos e os demais municípios do estado serão atendidos por meio de 51 Consórcios Intermunicipais de Saúde.

    Para o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Campos Prosdocimi, ações de capacitação que se aproximem da realidade vivenciada pelas equipes de vacinação são de suma importância, pois permitem que as estratégias e direcionamentos da secretaria sejam abordados de forma leve e que chame a atenção desses profissionais.

    “Estamos discutindo estratégias para aumento da cobertura vacinal e como facilitar o acesso à vacina para a população. Muitas pessoas trabalham no horário comercial e isso dificulta o deslocamento até a unidade de saúde para buscar a vacinação, mas se a vacina for até elas, temos certeza que vamos conseguir elevar os índices de cobertura”, comenta.

    “Precisamos nos capacitar e realizar ações de mobilização para conscientizar a população sobre a eficácia das vacinas, mostrando que elas são um instrumento pelo qual a gente vai eliminar ou diminuir a possibilidade de emergência em saúde para várias doenças imunoproveníveis”, salienta o subsecretário.

    Os dois últimos dias do evento (27 e 28/6) serão voltados para discussões da minuta da Política Estadual de Imunização de Minas Gerais e do respectivo Plano Operativo.

    O subsecretário destaca que essa é uma forma de sair da teoria e dar espaço para as contribuições baseadas nas ações práticas.

    “O Plano Operativo contempla o detalhamento e o desdobramento das estratégias estabelecidas em ações práticas que serão monitoradas com indicadores para que a vacinação seja feita de forma adaptada à realidade das pessoas, levando cada vez mais a vacina para perto dos mineiros. Por isso, a contribuição de todos os envolvidos no processo é crucial para a formulação do documento”, conclui Prosdocimi.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES