20.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 4, 2025
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Secretaria de Saúde de Minas realiza seminário de vigilância sobre regulamentação dos serviços de estética

    A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), o Seminário de Vigilância em Saúde sobre Serviços em Estética, nesta sexta-feira (4/4), em Belo Horizonte.

    O evento ocorreu no auditório da PUC Minas e contou com a participação de profissionais dos conselhos regionais de Farmácia, Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia e Enfermagem, além de profissionais da vigilância sanitária, estadual e de municípios, e profissionais esteticistas interessados. O objetivo foi discutir a regulamentação dos serviços de estética, após alguns desses conselhos profissionais autorizarem a realização de procedimentos desse tipo.

    A programação teve a apresentação dos requisitos sanitários necessários para o funcionamento dos serviços de estética e a discussão, entre os conselhos de classe, dos campos de atuação de cada profissional (odontologistas, biomédicos, farmacêuticos e médicos).

    O superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Laguardia, destacou a atualidade da discussão e anunciou outras iniciativas. “Esse seminário é muito importante, dado que várias classes profissionais têm realizado procedimentos estéticos e é essencial debatermos sobre isso”.

    “É preciso que fiquem claros quais são os requisitos e ambientes que esses procedimentos podem acontecer e as boas práticas que precisam ser seguidas”, afirmou Filipe Laguardia.

    Ele complementou que, ao longo de 2025, já está prevista uma série de eventos para qualificar, treinar e capacitar tanto profissionais dos conselhos de classe quanto da vigilância sanitária. “Nosso objetivo é promover, junto aos conselhos de classe, fiscais e profissionais de estética, uma fiscalização orientadora e humanitária para garantir a segurança desses serviços”, disse o superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG.

    No seminário, houve apresentações de servidores e referências técnicas da SES-MG sobre diversos temas, como a classificação de risco e regulamentação sanitária dos serviços de estética no estado, avaliação de projetos arquitetônicos desses serviços, segurança do paciente aplicada aos serviços de estética e regularidade de estabelecimentos e produtos sujeitos ao controle sanitário.

    Também foram abordados, ao longo do dia, as normas sanitárias federais aplicadas aos serviços de estética, a prescrição estética segura e eficaz e o papel do farmacêutico magistral, além das boas práticas nas clínicas e os desafios e soluções na estética.

    Trabalho conjunto

    A presidente do CRF-MG, Márcia Alfenas, ressaltou que a colaboração entre a Vigilância Sanitária e os conselhos de classe é fundamental para garantir a saúde e o bem estar da população. A parceria permite a troca de informações e a elaboração de diretrizes conjuntas que favorecem a atuação responsável e segura, garantindo a segurança dos pacientes.

    “Desde que firmamos esta colaboração, no último ano, vários eventos surgiram e esta parceria tem nos trazido muito orgulho, pois a qualificação é uma frente fundamental do Conselho de Farmácia”, destacou a presidente do CRF-MG.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES