A partir do gancho do Dia Internacional da Mulher, na quarta-feira (8/3), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) preparou série de ações para reafirmar o papel da mulher na sociedade. São dezenas de atividades espalhadas pelo território mineiro que convidam mulheres de todas as idades a participar desse movimento de valorização.
Há agendas como formação do Grupo de Trabalho Intersetorial de prevenção e combate à violência sexual em espaços de lazer e turismo, entre outras.
Usuárias do Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher (Cerna), órgão da Sedese, ganharão caderno informativo que orienta mulheres em situação de vulnerabilidade sobre opções de ajuda em caso de necessidade.
A Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Sedese prepara dois webinários com os temas “Saúde e sexualidade da mulher em situação de vulnerabilidade”, dia 13/3, e “O alcoolismo e a diversidade feminina”, em 17/3.
Já a Subsecretaria de Esportes promove o webinário “Gol Delas”, no dia 28/3. Na conversa, mulheres que se destacaram em modalidades esportivas vão contar suas histórias, que podem inspirar outras mulheres a realizarem sonhos.
Pluralidade
Incrementam a extensa programação agendas dos Centros de Referência em Direitos Humanos (CRDH), que trazem seminários, rodas de conversa, panfletagem, exposição artística e acolhimento psicológico em várias cidades de Minas.
Pela Subsecretaria de Assistência Social, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social, Creas, e os Centros de Referência de Assistência Social, Cras de várias regiões mineiras também elaboraram calendário recheado. São rodas de conversa, oficinas, blitzes, palestras e parcerias que visam colocar a mulher no centro das atenções e ampliar a qualidade de vida delas.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, comemora os eventos que preenchem todo o mês de março. “É vocação da Sedese pensar políticas públicas específicas para a transformação da qualidade de vida das mineiras. Neste mês, enfatizamos essa nossa atribuição ao propor programações que vão ao encontro das necessidades, anseios e sonhos das mulheres. Nossa meta é impactar positivamente a vida das mineiras, com propostas, ensinamentos, ideias e acolhimento”, diz.