20.5 C
Brasília
quinta-feira, novembro 21, 2024
Mais...

    Três em cada quatro idosos ainda não tomaram a vacina contra a gripe

    A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza chega ao fim neste fim de semana com índices de imunização abaixo da meta. Até o momento foram vacinados apenas 27,8% dos idosos e 30,4% dos trabalhadores da saúde, que são os grupos prioritários desta fase. A meta é alcançar uma taxa de imunização de 90%.

    No caso das pessoas com 60 anos de idade ou mais, foram aplicadas 958.681 doses, de um total estimado de 3.442.911 indivíduos nessa faixa etária em Minas Gerais. Em relação aos trabalhadores da saúde, 184.414 receberam a vacina, em um universo de 606.091 profissionais.

    Para estimular as pessoas a se vacinarem, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove neste sábado (30/4) o Dia D de Mobilização, quando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todo o estado estarão abertas para aplicação do imunizante. Nesta data, as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias) também poderão ser vacinadas.

    A partir da próxima semana, a campanha entra na segunda fase, que tem como grupos prioritários, além das crianças, gestantes, puérperas, indígenas, pessoas com comorbidades e professores, entre outros segmentos. Até 3/6, a estimativa é que 8.299.488 pessoas sejam vacinadas ao longo das duas fases da campanha no estado.

    A coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão, explica que quem ainda não foi imunizado e pertence aos grupos prioritários deve procurar uma das Unidades Básicas de Saúde do estado. “Pessoas com 60 anos ou mais de idade e trabalhadores da saúde que não se vacinaram contra a influenza podem procurar um posto de saúde perto de casa para se imunizar. Mesmo quem se imunizou contra a influenza em 2021 e faz parte dos grupos prioritários da campanha deste ano deve tomar a vacina novamente”, explica.

    A vacina Influenza trivalente oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. Segundo Josianne, a vacinação anual previne as formas graves da doença. “A vacina tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação. Por isso é muito importante procurar um posto e se imunizar”, finaliza.

    Confira o cronograma da 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza

    Primeira etapa – de 4/4 a 30/4/2022

    – Idosos com 60 anos ou mais

    – Trabalhadores da saúde

    Dia D de Mobilização – 30/4/2022

    Segunda etapa – de 2/5 a 3/6/2022

    – Crianças (de seis meses a menos de cinco anos)

    – Gestantes e puérperas

    – Povos indígenas

    – Professores

    – Pessoas com comorbidades

    – Pessoas com deficiência permanente

    – Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso

    – Trabalhadores portuários

    – Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas

    – População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade

    – Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES