A Fundação Hemominas está promovendo até esta quinta-feira (13/4) a primeira campanha para doação de sangue na Unidade Móvel de Coleta Externa. Realizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg), a ação é voltada para os servidores locais e faz parte do programa “Cuidar de quem cuida”, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde em celebração ao Dia Mundial da Saúde.
Marisa Rodrigues Santana, servidora terceirizada da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), é doadora de sangue e aprovou a iniciativa: “A Unidade Móvel poderia vir aqui mais vezes, já que a correria do dia a dia dificulta a ida ao hemocentro. Eu me sinto muito bem ao doar sangue – é um ato de amor ao próximo – e consegui trazer quatro amigos comigo. Meu pai tem anemia e recebe transfusões constantes, por isso sei da importância de cada doador na vida de quem precisa de sangue”, conta.
A Unidade Móvel é um ônibus totalmente adaptado para receber os doadores de sangue e possui a infraestrutura básica de uma unidade fixa da Hemominas. Esta modalidade de realização de coleta externa se deu pela necessidade de facilitar o acesso dos cidadãos à doação de sangue e busca trazer novas possibilidades e alternativas para a população que queira doar, assim como a expansão do número de Postos Avançados de Coleta Externa (Pace) no estado.
“A Hemominas conta com mais de 20 unidades distribuídas estrategicamente pelo estado. Entretanto, devido à extensão territorial, há localidades em que ela não está presente, o que dificulta o comparecimento frequente dos doadores. Então, considerando-se que a instituição é responsável por mais de 90% das demandas transfusionais do estado, a ampliação da rede de coleta de sangue é fundamental. Neste sentido, a Unidade Móvel veio atuar frente a essa necessidade de chegar a mais localidades e, consequentemente, a mais doadores de sangue”, afirma Thiago Sindeaux, analista da Assessoria de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas.
A Unidade Móvel de Coleta Externa tem capacidade para receber até quatro doadores simultaneamente. A expectativa da Unidade de Coleta do Hospital HJK, responsável por esta ação, é atender 100 candidatos à doação de sangue.
Orientações sobre Coleta Externa via Unidade Móvel
A Unidade Móvel de Coleta Externa da Fundação Hemominas necessita de infraestrutura básica para poder funcionar adequadamente no local onde for estacionada. Assim, os interessados em receber a Unidade Móvel devem observar alguns requisitos, como:
– O local destinado ao estacionamento da Unidade Móvel deve ser plano e comportar as medidas do veículo (4 m de altura, 15 m de comprimento e 3 m de largura)
– O local deve ter acesso à internet
– O local deve ter ligação elétrica
– O local deve dar acesso à fonte de água potável
Atendendo aos critérios, os interessados devem enviar um e-mail para a Assessoria de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas (capt@hemominas.mg.gov.br), informando a data provável da coleta e formas de contato (nome completo, telefone e e-mail). Para que o deslocamento seja viável, o primeiro contato com a Fundação Hemominas deve ocorrer num prazo mínimo de 45 dias antes da data desejada para a coleta externa móvel.
As orientações detalhadas podem ser obtidas no site da Hemominas.
Características do Veículo
A Unidade Móvel de Coleta Externa é um ônibus Volvo B380-R 6×2, com carroceria Comil Invictus 1200, cujas instalações internas foram adaptadas e divididas em:
● Sala de Triagem Hematológica (1)
● Sala de Triagem Clínica (2)
● Sala de Coleta de Sangue de Doadores (1 a 4 cadeiras de doação)
● Sala de Recuperação de Doadores (1)
● Sanitário para doadores e funcionários (1)
Além destes setores, na área externa da Unidade Móvel de Coleta constam os seguintes espaços:
● Recepção e Registro
● Sala de Espera de Doadores e Conscientização
● Lanchonete para doadores
Investimento
Viabilizado mediante a junção de esforços da Hemominas, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e da Assembleia Estadual, a aquisição do veículo teve investimento total de R$ 2.190.000,00, sendo R$ 1 milhão repassados por meio de emenda parlamentar e o restante realizado com recursos próprios da Fundação Hemominas.