20.5 C
Brasília
sexta-feira, novembro 22, 2024
Mais...

    Ampliado prazo para retirada da 2ª Via Fácil da carteira de identidade no DF

    O Governo do Distrito Federal (GDF) ampliou o prazo para retirada da 2ª Via Fácil da carteira de identidade. Ou seja, se você retirou a documentação nos últimos dez anos, a partir desta segunda-feira (17), pode solicitar a reimpressão da segunda via pela internet e fazer a retirada em um posto de identificação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) de maneira rápida, fácil e sem filas. Anteriormente o prazo máximo para utilizar o serviço era de cinco anos.

    “Se a pessoa não tiver nenhuma alteração nos dados pessoais, ela solicita pelo site, faz o pagamento e vai retirar, não precisa mais ir até um posto de identificação”

    Vanessa Spagnolo, diretora adjunta do Instituto de Identificação

    Segundo a PCDF, a iniciativa pretende desafogar ainda mais a demanda pela emissão do Registro Geral (RG). “A grande parte das pessoas nos postos de identificação é para fazer a segunda via da carteira de identidade, cerca de 60% a 70%. É um dos nossos grandes gargalos. E de maneira prática e eficiente para a população temos a 2ª Via Fácil, e estamos ampliando esse acesso. Agora o prazo máximo de reimpressão da documentação para adultos passa para dez anos e cinco para crianças”, explica a diretora adjunta do Instituto de Identificação, Vanessa Spagnolo.

    O prazo da retirada da 2ª Via Fácil da carteira de identidade que era de cinco anos passou para dez anos, a partir desta segunda (17) | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

    Com a solicitação feita, uma carteira de identidade civil será reimpressa com alteração somente da data de expedição e todos os outros dados permanecem como na primeira via. “Se a pessoa não tiver nenhuma alteração nos dados pessoais, ela solicita pelo site, faz o pagamento e vai retirar, não precisa mais ir até um posto de identificação. Com o serviço, o requerente não precisa pegar fila”, destaca a diretora.

    Quem pode solicitar a 2ª via?

    Para quem deseja incluir ou alterar as expressões ‘Idoso’ e ‘Maior de 65 anos’ na nova carteira, será necessário o atendimento presencial em um posto de identificação biométrica

    Ao todo, são mais de 650 mil pessoas aptas no Distrito Federal para o serviço que tem alguns pré-requisitos. É necessário ter uma carteira de identidade expedida no DF com data de expedição inferior a dez anos, ter mais de 16 anos, ser brasileiro nato e não ter tido alterações nos dados pessoais (nome, data de nascimento, naturalidade, filiação e estado civil) nesse período.

    Para quem deseja incluir ou alterar as expressões Idoso e Maior de 65 anos na nova carteira, será necessário o atendimento presencial em um posto de identificação biométrica.

    Como solicitar?

    – Acesse o site da Polícia Civil;

    – Leia os requisitos e solicite a reimpressão do documento;

    – O boleto bancário é gerado no momento da solicitação no valor de R$ 42 – mesmo valor do atendimento presencial;

    – Não será aceito o pagamento da taxa por qualquer outro meio diferente do boleto gerado na solicitação;

    – Caso não saiba o número do seu RG, poderá obtê-lo pessoalmente em um posto de identificação.

    De acordo com a PCDF, o prazo para a impressão e entrega da identidade é de 14 dias corridos, a contar da data da solicitação. Somente o solicitante pode retirar a documentação no local e data informados no pelo sistema no momento da solicitação.

    O órgão ressalta que a carteira de identidade que não for retirada em 180 dias da data de expedição será encaminhada para a incineração.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES