20.5 C
Brasília
quinta-feira, novembro 21, 2024
Mais...

    Seis motivos que tornam o aeroporto de Brasília um dos melhores do país

    aeroporto
    Foto: Bento Viana/Divulgação

    Antes mesmo de Brasília ser fundada, o aeroporto da cidade, feito de madeira, com uma pista de pouso de terra batida, recebia os trabalhadores responsáveis pela construção da capital do país. Inaugurado em 1957, o terminal completa 66 anos nesta quarta-feira (3). O Aeroporto Internacional de Brasília é um dos mais importantes do país, conectando milhões de passageiros a destinos nacionais e internacionais — mobilidade incentivada pela redução de 12% para 7%, determinada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), no ICMS incidente sobre o querosene de aviação (QAV).

    Seis razões tornam o aeroporto do quadradinho um dos mais importantes do Brasil:

    → É o único, na América do Sul, que conta com pousos simultâneos;
    → É o único, no país, que faz ligação para todas as capitais brasileiras;
    → É o terceiro maior aeroporto do país, ficando atrás apenas de Guarulhos e Congonhas, ambos localizados no estado de São Paulo;
    → Possui a maior capacidade de pista do país, podendo operar 80 voos por hora;
    → Comporta até 70 aeronaves no estacionamento do pátio;
    → Promove voos diretos internacionais para Lisboa, Miami, Orlando, Cidade do Panamá, Buenos Aires e Lima.

    O presidente Juscelino Kubitschek e o primeiro prefeito de Brasília, Israel Pinheiro, no aeroporto da cidade, em 1957 | Foto: Arquivo Público do DF

    Cerca de 11 mil pessoas trabalham no terminal e mais de 3,5 milhões de viajantes circularam pelo aeroporto somente nos três primeiros meses deste ano. Para oferecer mais comodidade e segurança às pessoas que passam diariamente ou só de visita pelas áreas adjacentes, o GDF tem investido em uma série de benfeitorias na região.

    Os passageiros que embarcam e desembarcam no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek contam com cerca de 135 lojas no terminal que vendem roupas, acessórios, souvenirs, além de ter diversos cafés, bares e restaurantes. O terminal é um dos maiores do Brasil, com mais de 120 mil m² e 51 portões de embarque.

    Segurança

    Em parceria com a equipe da Inframerica, empresa que administra o Aeroporto de Brasília, os agentes do Departamento de Trânsito (Detran) promovem ações semanalmente no combate ao transporte pirata. Além disso, o Detran faz o monitoramento e a fiscalização por meio de câmeras de segurança no embarque e desembarque, para melhorar o fluxo de veículos no local.

    A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) promove o policiamento contínuo no local. O Batalhão de Policiamento Turístico faz rondas no local para assegurar a segurança de quem passa pelo aeroporto. A PMDF também atua em parceria com os outros órgãos do GDF e com a Inframerica no combate ao transporte pirata.

    Iluminação pública

    Por meio de uma parceria entre a Inframerica e a CEB Ipes, houve investimento na iluminação nas vias marginais que ligam as concessionárias de veículos ao terminal aéreo e na via que segue até a Base Aérea. Cerca de 106 postes foram instalados, todos com luminárias de LED, mais eficientes, sustentáveis e econômicas. A Inframerica investiu mais de R$ 340 mil no projeto, e à CEB coube executar a obra.

    Serviços

    Para quem precisa de algum serviço do Detran, há a possibilidade de ter o atendimento na unidade do aeroporto. Os serviços mais procurados são transferência de propriedade, alteração de categoria, primeiro emplacamento e coleta biométrica, que é feita sem a necessidade de agendamento.

    Somente em março, foram 1.330 atendimentos de habilitação e veículos no posto do aero. Já com relação a biometria, foram 2.214 atendimentos nos três primeiros meses do ano. A novidade é que, em breve, o Detran vai oferecer a possibilidade de realizar a prova teórica para o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

    O posto funciona das 7h às 18h, e o cidadão que utilizar os serviços do Detran tem 50% de desconto na tarifa de estacionamento nas duas primeiras horas. Para fazer jus ao desconto, é necessário que o serviço utilizado não seja oferecido pelo aplicativo Detran Digital, ou seja, exija a presença do cidadão ao atendimento. Depois de realizado o serviço, a pessoa recebe um voucher do servidor do Detran que a atendeu e apresenta no caixa da empresa de estacionamento.

    Transporte público

    Desde o início de abril, a população do DF conta com linha direta aos finais de semana que liga ao aeroporto. Aos sábados e domingos, os passageiros podem utilizar a linha 073.4, que faz o trajeto circular entre a estação do BRT do Park Way e o aeroporto. Além disso, a Secretaria de Mobilidade (Semob) disponibiliza várias opções de linhas de ônibus para o aeroporto, contemplando todo o DF.

    O sistema de transporte público coletivo é operado por meio de linhas integradas, e para o aeroporto há três pontos principais de integração: o terminal do BRT no Park Way; o Terminal da Asa Sul (TAS), que permite a integração com diversas linhas de ônibus e com o metrô, e a Rodoviária do Plano Piloto, onde é possível fazer integração com o BRT, o metrô e linhas de ônibus para todo o DF.

    As 12 linhas diretas para o aeroporto oferecem, juntas, mais de 360 viagens por semana. Elas permitem integração em diversos pontos e na Rodoviária do Plano Piloto.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES