Na manhã desta sexta-feira, a Juíza Fabriziane Zapata, Coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT (NJM) e titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Riacho Fundo participou do lançamento do curso Maria da Penha vai à Universidade. O evento foi realizado no ICC Sul, na Universidade de Brasília (UnB).
Participaram da mesa de debates Márcia Abrahão Moura, Reitora da UnB; Olgamir Amancio, Decana professora da Universidade; Adalgiza Maria de Medeiros, Promotora do MPDFT; Bruna Feitosa, Decana de gestão de pessoas da UnB; e Luciana Santos, Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. A moderação foi feita pela professora Deborah Silva Santos, Secretária de Direitos Humanos da UnB.
O curso foi idealizado pelo NJM, em parceria com a UnB, e foi dividido em cinco módulos. Segundo a Supervisora do NJM, Renata Bevilacqua, a ideia é trazer reflexões e sensibilizar os estudantes em aspectos relacionados a gênero, raça e interseccionalidades com a violência doméstica. “O curso foi escrito a várias mãos e conta com a participação de professoras e servidoras da Universidade de Brasília, do MPDFT, da Defensoria Pública do DF; e das magistradas Coordenadoras do NJM, Juízas Gislaine Carneiro e Luciana Rocha, e das servidoras do Núcleo Denise Chaves, Márcia Borba Lins e Cristiane Matos.
O Maria da Penha Vai à Universidade é um curso que deriva do projeto Maria da Penha Vai à Escola, iniciativa amplamente difundida pelas escolas públicas do Distrito Federal e exportada para alguns estados do país. A atividade será disponibilidade em ambiente virtual, num total de 50 horas aula. Inicialmente serão ofertadas 35 vagas para o curso de 22 de abril a 27 de maio.