Cerca de 90 vagas são ofertadas, no total. As inscrições são gratuitas e as aulas serão iniciadas em 4 de fevereiro
O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Bonfinópolis de Minas está com as inscrições abertas para os cursos de música, informática e karatê, com cerca de 90 vagas ofertadas, no total. As aulas serão iniciadas em 4 de fevereiro. As atividades têm o objetivo de proporcionar um espaço de integração e socialização de crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade, que são assistidas pelo Cras, mas, as oportunidades se estendem aos demais moradores.
Os interessados devem procurar o Cras, na antiga Prefeitura, seja para a renovação de matrícula ou para se inscrever pela primeira vez em alguma das atividades. Tendo vagas, quem quiser se inscrever em mais de uma ou nas três, poderá ser contemplado. As aulas de música e informática serão ministradas no Centro de Educação Continuada Esméria Maria do Carmo, o Cesec de Bonfinópolis de Minas e as de karatê no Ginásio de esportes da cidade. Isso, enquanto a sede do Cras passa por reforma.
Segundo a secretária de assistência social do Cras, Luzia Mendes, os alunos que já fazem as atividades e desejam permanecer, terão prioridade, mas, afirma que o maior número de pessoas possível será atendido. “Estamos tendo uma grande procura nos três cursos. Fechamos o ano com 60 alunos no karatê, entregamos 60 certificados do curso de informática e a oficina de música finalizou com 35 alunos”, comentou, Luzia.
O professor de karatê, Tarcísio Ofuji trabalha com crianças e adolescentes desde 2011, quando começou com o projeto nas escolas públicas do município. Para ele, o esporte pode transformar a vida de qualquer cidadão. “Os alunos aprendem muito com o esporte, principalmente como ser uma pessoa útil na sociedade. Questões de valores. Alguns alunos, hoje, já no exercício da profissão, sempre que converso com eles, falam que o Karatê os ajudou a chegar onde eles estão”, destacou.
Tarcísio explicou que a cada semestre as inscrições para o karatê são abertas e, por indicações de assistentes sociais e psicólogos do Cras, algumas crianças são encaminhadas para a atividade esportiva em qualquer período do ano, dependendo da necessidade. Uma média de 60 crianças e adolescentes participam das aulas. Crianças a partir de seis anos de idade até adultos podem se inscrever. “O karatê é indicado para qualquer pessoa, de qualquer sexo, sem distinção”, ressaltou, o professor, convidando homens e mulheres a formarem uma turma de karatê adulto, neste ano, a partir de fevereiro.
Dias e horários
As aulas de informática serão ministradas duas vezes por semana, nas segundas e quartas-feiras pela manhã e pela tarde, nas terças e quintas-feiras, também de manhã e à tarde. As oficinas de música serão feitas nas segundas e quartas-feiras à tarde e terças e quintas-feiras pela manhã. O encontro dos alunos do karatê acontece nas segundas e quartas-feiras, a partir das 18h até às 21h, com duração de uma hora cada uma.
Ainda, segundo a secretária de assistência social do Cras, enquanto houver vagas, os moradores de Bonfinópolis de Minas podem procurar o Cras para se inscrever. Não foi definida uma data para o encerramento das inscrições. As aulas são voltadas para crianças e adolescentes, mas o público adulto também pode se inscrever. “Às vezes, os jovens que mais precisam não têm interesse, por isso, a gente acaba abrindo para o público em geral. A gente não tem um público específico. A participação e o incentivo dos pais são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho com os jovens”, ressaltou, Luzia.
Documentação necessária
Se o aluno for menor de idade deve ir acompanhado do responsável com a Certidão de Nascimento e comprovante de residência. Para a inscrição de adulto, será necessária apenas a apresentação dos documentos pessoais.
Horário de funcionamento do Cras
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Endereço: Av. Agemiro Barbosa da Silva, n.º 562
Contato: 38- 3675-1128