20.5 C
Brasília
quinta-feira, agosto 14, 2025
Mais...

    Governo de Minas inicia implantação do projeto Defesa Civil nas Escolas a partir de 2026

    O Governo de Minas lançou, nesta terça-feira (12/8), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o projeto Defesa Civil nas Escolas, que vai promover a cultura de prevenção e autoproteção na rede estadual, formando alunos, educadores e comunidades mais preparados para lidar com situações de risco e desastre.

    O lançamento do projeto ocorreu durante o “Seminário Estadual de Autoproteção nas Escolas: educação e prevenção desde os primeiros passos”, realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) para fomentar o diálogo e compartilhar boas práticas voltadas à segurança no ambiente escolar, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), a Polícia Militar (PMMG) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

    O projeto Defesa Civil nas Escolas, que faz parte do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil – Eixo Educação, será apoiado por um material pedagógico estratégico, com jogos, dinâmicas, estudos de caso e atividades práticas adaptadas à realidade local.

    “Quando envolvemos crianças e adolescentes na autoproteção, eles se tornam multiplicadores de uma cultura que salva vidas. Essa parceria entre Defesa Civil e Secretaria de Educação é uma mudança de paradigma que transforma comportamentos e protege famílias inteiras”, explicou o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende.

    A proposta é que as atividades do programa sejam integradas aos componentes curriculares existentes, sem comprometer a carga horária escolar. Ainda em 2025, 1.323 escolas estaduais que possuem turmas de 4º ano receberão formação para educadores e gestores, que aplicarão a metodologia a partir de 2026. O processo de expansão para o ensino médio também já está em andamento.

    “Para além de abrir oportunidades de vida, a educação pode salvar vidas. Quando unimos a autoproteção e a preparação para desastres ao ensino, formamos jovens capazes de cuidar de si e de proteger os outros”, explicou o secretário de Estado de Educação de Minas, Rossiele Soares.

    Além do lançamento do projeto, o seminário dá início a uma capacitação on-line destinada a professores, pedagogos e agentes de proteção e defesa civil. A ação une conhecimento técnico e competência pedagógica para garantir que a cultura de prevenção seja fortalecida de forma contínua e sustentável em todo o estado.

    Representantes mineiros na Conferência Nacional pelo Meio Ambiente

    Ao encerrar o encontro, a presidente do Servas e primeira-dama de Minas Gerais, Christiana Renault, anunciou o vencedor da etapa estadual que representará os mineiros na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA). O projeto desenvolvido pelos alunos da Escola Coronel Nicolau Sampaio, do município de Diogo de Vasconcelos, foi escolhido para representar Minas Gerais na etapa nacional, prevista para acontecer de 6 a 11/10, em Goiânia (GO).

    “É com muito entusiasmo que eu vejo uma inciativa como esta, levar a Defesa Civil para cada individuo está no lema da instituição. Cada um precisa se preocupar em se autoproteger e proteger a quem está à nossa volta”, destacou Christiana Renault, ao parabenizar os alunos vencedores e reconhecer a importância do projeto Defesa Civil nas Escolas

    Palestras e iniciativas de referência

    O seminário promove palestras com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e coordenadores de programas de defesa civil dos estados de São Paulo e Santa Catarina.

    Também foram apresentadas iniciativas de referência, como o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, o Programa de Educação Ambiental (Progea), o Bombeiro nas Escolas, a Política Intersetorial para Redução do Risco de Acidentes e Desastres, o Programa Chuá, o Cemig nas Escolas e as ações do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc/MPMG).



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES