Imagine uma escola que não se limita às suas paredes e que desbrava, com criatividade e entusiasmo, os espaços públicos ao seu redor. Uma escola que vê cada esquina, cada praça e cada parque como um ambiente de aprendizagem vibrante e cheio de possibilidades. É exatamente isso o que a Escola SESI de Paracatu está fazendo dentro do Projeto Ocupando Espaços: a sala de aula que ultrapassa Fronteiras. “Vamos transformar a cidade em nossa sala de aula, ocupando os espaços públicos com educação, arte e participação”, informou a gerente da Unidade, Sabrina Rodrigues de Carvalho que mostra que aprender vai muito além dos muros da escola, transformando o cotidiano em aprendizado, sintetizou.
A analista de Projetos Educacionais Alexsandra Soares de Souza Fin destacou que nessa aula especial, a viagem no ônibus urbano transforma-se em uma sala de aula. “Como partida os alunos recitaram um cordel que celebra a ideia de que os espaços de aprendizagem não se limitam às paredes da escola, as possibilidades são inúmeras e a nossa proposta pedagógica incentiva a exploração desses espaços” comentou, com entusiasmo.
Segundo ela, com esse projeto, os alunos se tornam protagonistas, levando suas vozes e histórias para as ruas, vivendo na prática a importância de aprender além dos livros, inspirando um sentimento de pertencimento e de conexão.
Essa ação, possibilita ao aluno se integrar à sociedade e a contrapartida é a sociedade integrada e conectada à escola, fazendo a educação presente em cada canto da cidade.