O objetivo do evento, promovido pela Coordenação de Regulação em Saúde, na tarde dessa sexta-feira (02/06), na Gerência Regional de Saúde (GRS), em Unaí, foi discutir e orientar os participantes sobre o processo de descentralização da gestão de prestadores de média e alta complexidade.
Na última semana do mês de maio, no mesmo local, por meio da Coordenação de Regulação, a gerência realizou uma importante capacitação destinada aos gestores municipais de saúde de Bonfinópolis de Minas, Cabeceira Grande, Dom Bosco, Natalândia e Uruana de Minas.
A capacitação foi ministrada pela coordenadora de regulação Leila Faria, contou com a expertise das referências técnicas Marinalva Rocha Brandão e Edileuda Cardoso de Sousa, além do apoio de Luiz Araújo Ferreira, representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).
Segundo Leila Faria, “a oficina teve como objetivo sensibilizar e orientar os gestores sobre a operacionalização do processo de pleito dos municípios para a descentralização da gestão de prestador de média e alta complexidade, conforme estabelecido pela Deliberação CIB–SUS/MG nº 3.349/2021.”
A descentralização da gestão de prestadores consiste em um processo burocrático que visa transferir a responsabilidade da gestão dos prestadores, atualmente sob administração do Estado, para a esfera municipal. Dessa forma, os municípios assumem maior autonomia administrativa e financeira nessa área.
Essa iniciativa é considerada estratégica para promover uma gestão mais eficiente e dedicada às necessidades locais. Uma vez que os municípios conhecem de perto a realidade e as demandas de sua população, a descentralização possibilita uma tomada de decisões mais ágil e adequada, gerando uma oferta de serviços de saúde de qualidade.
Com a capacitação, os gestores municipais de Bonfinópolis de Minas, Cabeceira Grande, Dom Bosco, Natalândia e Uruana de Minas estarão mais preparados para conduzir a gestão de prestadores de média e alta complexidade, assumindo um papel fundamental na busca por um serviço de saúde mais eficiente e acessível para todos os cidadãos desses municípios.