20.5 C
Brasília
quarta-feira, fevereiro 19, 2025
Mais...

    Governo de Minas lança transferência digital de veículos para empresas frotistas

    Após alcançar mais de 17 mil transferências digitais de veículos entre pessoas físicas, o Governo de Minas amplia, a partir desta quinta-feira (13/2), a inovação para as vendas do setor frotista.

    O anúncio foi feito em evento do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (Sindloc-MG), na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Minas Gerais é o primeiro Estado a implementar esse serviço para as empresas.

    Idealizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), a nova funcionalidade permite a transferência de propriedade de veículos de pessoa jurídica credenciada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) para pessoa física, de forma simples, rápida e sem limitações de quantidade.

    O governador Romeu Zema destacou os avanços na transformação dos serviços de trânsito após a transferência da gestão para a Seplag-MG.

    “Hoje a CET-MG tem se modernizado. Quem acompanha vê claramente que vários processos dos serviços têm ficado mais ágeis, mais simples, e a tendência é essa. A nossa Secretaria de Planejamento e Gestão, que agora está sob nova direção, tem feito todo o trabalho e tem um foco muito grande sobre esse ponto”, afirmou Romeu Zema.

    O Governo de Minas é pioneiro em permitir esse tipo de facilidade para empresas frotistas, por reconhecer a importância de apoiar empreendedores, atrair investimentos para o estado e reduzir burocracias, focado na melhoria da prestação de serviço para os cidadãos.

    A secretária de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, salientou a busca constante pela modernização e por um governo digital e simplificado.

    “Tivemos a marca de 17 mil transferências digitais para pessoas físicas em um período muito curto de tempo. Agora, trazemos isso para o portal frotista como um ganho inédito, que vai contribuir para que cresça exponencialmente esse número, uma vez que implementamos o serviço agora para pessoa jurídica”, ressaltou Silvia Listgarten.

    O objetivo é que nas próximas versões do sistema, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), seja disponibilizada a opção de transferência digital por lotes e entre empresas.

    “Chegou o momento de a transferência digital atender também a demandas dos frotistas, e a próxima fase do projeto envolverá o desenvolvimento da transferência de veículos em lote, o que trará ainda mais agilidade”, antecipou o presidente da companhia, Roberto Reis.

    Mais facilidade e agilidade

    A nova funcionalidade permitirá que, ao acessar o Portal Frotista, a empresa registre a intenção de venda de um veículo e, em seguida, emita a Autorização de Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). O documento é assinado digitalmente, de forma fácil e rápida.

    Após a etapa realizada pela empresa frotista, automaticamente as informações são integradas ao MG App, facilitando a assinatura da ATPV-e pelo cidadão comprador.

    O chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, destaca que digitalização da transferência de veículos torna o processo mais acessível, ágil e seguro, eliminando deslocamentos para unidades de atendimento e reconhecimento de firma.

    “Mantemos no órgão executivo de trânsito o compromisso de manter o diálogo, buscar melhorias, tratar e fazer de Minas Gerais uma vitrine do melhor serviço de trânsito, reduzindo burocracias. Nessa linha de simplificar os serviços públicos é que estamos expandindo a transferência on-line para pessoas jurídicas”, concluiu.

    Além de reduzir custos com cartórios, a tecnologia garante mais transparência e minimiza os riscos de erros e fraudes. O passo a passo para realizar o serviço está disponível no site www.transito.mg.gov.br.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES