20.5 C
Brasília
sexta-feira, fevereiro 21, 2025
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Minas Gerais é destaque por agilidade no envio de dados que auxiliam na redução de acidentes de trânsito

    O Governo de Minas é destaque nacional no abastecimento de dados no Registro Nacional de Estatísticas de Sinistros de Trânsito (Renaest), ferramenta utilizada para monitoramento, análise dos acidentes de trânsito no país e elaboração de políticas públicas eficazes voltadas para a segurança no trânsito. O sistema, gerenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), recebe as informações estatísticas de Minas enviadas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).

    Conforme os dados mais recentes divulgados pela Senatran, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraíba lideram o ranking entre os estados que mais contribuem para o banco de dados do Renaest, fornecendo estatísticas detalhadas sobre ocorrências, vítimas e circunstâncias dos acidentes.

    O abastecimento do Renaest vai além da simples coleta de dados. Ele é um instrumento criado por legislação federal, e cada estado tem até três meses para repasse das ocorrências após o acidente. Para alcançar os resultados expressivos, a CET-MG criou uma rotina mensal de envio dos dados.

    “Temos um cuidado especial em Minas Gerais com esse compromisso, porque possuímos a maior malha rodoviária do país e o segundo número de habilitados e da frota. Esses dados nos ajudam a identificar, por exemplo, quais as necessidades de abordagem das campanhas de educação para o trânsito”, explica o assessor de Educação para o Trânsito da CET-MG, Fernando Sette Júnior.

    O Renaest é integrado ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e Registro Nacional de Infrações (Renainf). O ranking dos estados que mais abastecem o Renaest reflete não apenas o compromisso com a transparência dos dados, mas também a capacidade de monitoramento do trânsito, que é feito por diversos órgãos.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES