20.5 C
Brasília
terça-feira, novembro 26, 2024
Mais...

    Professores do ensino médio da rede estadual de ensino já estão recebendo Chromebooks

    Professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais já estão recebendo os Chromebooks que serão utilizados como ferramenta para o trabalho em sala de aula. Nesta quinta-feira (6/7), a Escola Estadual Professora Maria Muzzi Guastaferro, situada no bairro Venda Nova, em Belo Horizonte, recebeu equipamentos para os 41 servidores que atuam na unidade.

    Ao todo, 65 mil Chromebooks serão destinados aos professores e especialistas da educação que atuam no ensino médio, além de um equipamento para cada Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) das 47 Superintendências Regionais de Ensino do estado. Devido ao grande quantitativo, as entregas ocorrerão de forma gradativa para toda a rede ao longo dos meses de julho e agosto.

    Professor de Geografia da E.E. Professora Maria Muzzi Guastaferro, César Carlos da Cruz é um dos que receberam o equipamento nesta quinta-feira (6/7) e está empolgado. “Sou um professor que gosta de usar datashow e outras tecnologias, sempre tentando agregar às aulas. O computador é muito positivo no sentido de falar a linguagem dos estudantes, que são altamente conectados. E isso vai atraí-los, motivá-los em sala de aula”, ressalta César, que poderá usar o equipamento em projetos e no planejamento das aulas. “Vai facilitar muito porque terei minha área de trabalho pessoal com todos os conteúdos disponíveis a qualquer momento”.

    Segundo a diretora da escola, Elzeline Santiago Viana, além dos Chromebooks serem usados para dar agilidade e precisão aos dados usados pelos docentes, também vão promover uma nova dinâmica às aulas. “Todos os recursos tecnológicos que os professores tiverem acesso irão auxiliar, dar apoio melhor para nossos alunos, que já estão na era tecnológica. É a mesma linguagem e eles se sentirão em uma escola mais moderna. Para o professor, é uma motivação para estimular o aluno a aprender cada vez mais”, pontua a diretora.

    Investimento

    A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem investido na ampliação da educação por meio da tecnologia. Em parceria com o Google, os equipamentos estão sendo cedidos aos profissionais com acesso liberado a serviços on-line de todas as ferramentas do Google Workspace for Education.

    A SEE-MG adquiriu 65.485 Chromebooks com investimento total de R$ 123 milhões, em recursos dos governos federal e estadual. Os recursos federais foram viabilizados pela Lei da Conectividade, que dispõe sobre a assistência da União para garantir acesso à internet, com fins educacionais. Os equipamentos são de propriedade do Estado e cedidos para uso profissional dos servidores.

    Equipamento

    Os Chromebooks são um novo tipo de computador que executam o ChromeOS, sistema operacional que tem armazenamento em nuvem, com acesso às ferramentas do Google Workspace for Education, como o Docs, o Sheets e o Meet.

    Os aparelhos estarão configurados com um sistema de acesso único a cada professor, por meio do seu e-mail corporativo, que são contas personalizadas em que cada um terá o próprio ambiente no equipamento, inclusive com capacidade de acesso e utilização das plataformas educacionais.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES