20.5 C
Brasília
quinta-feira, junho 19, 2025
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Ipsemg moderniza sistema de cadastro de beneficiários com lançamento do Sicad

    O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) deu início a uma nova fase na gestão de dados com o lançamento do Sistema de Cadastro de Beneficiários (Sicad), que passa a substituir o antigo Cadastro Único de Usuários (Cadu), que estava em uso há mais de 20 anos.

    Desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge), o Sicad foi construído com base em tecnologias atuais, oferecendo mais segurança, precisão e agilidade no tratamento dos dados. As mudanças têm como objetivo aprimorar a qualidade do atendimento e dos serviços ofertados aos servidores públicos e seus dependentes.

    A apresentação do Sicad para colaboradores operadores do sistema foi conduzida pela assessora de Gestão de Atendimento e Cadastro do Ipsemg (Agac), Carla Corrêa, com apoio da coordenadora de Gestão de Cadastro, Rosilene Oliveira.

    “O Sicad utiliza tecnologia de ponta, com uma base de dados mais eficiente e segura. Os novos mecanismos permitem a emissão de relatórios mais precisos, o que impacta diretamente na qualidade da organização das informações”, afirmou Carla Corrêa.

    A gerente de TI da Prodemge, Janaína Souza Oliveira Alves, destacou que a aplicação foi desenvolvida com base em metodologias ágeis e por uma equipe multidisciplinar, composta por arquiteto de softwares, analistas de dados e de requisitos, scrum master e desenvolvedores.

    “Contamos também com a colaboração de um profissional de UX Design, especializado na experiência do usuário, que projetou uma solução moderna, intuitiva, fluida e eficiente, totalmente alinhada ao perfil e às necessidades dos usuários”, completou Janaína.

    Para a atendente da Geodont, Bruna Leles, a expectativa com a nova ferramenta tem sido positiva, especialmente ao se comparar com o sistema anterior.

    “A tela inicial é intuitiva e conseguimos localizar facilmente as abas e funcionalidades necessárias. Isso faz muita diferença para quem está na linha de frente do atendimento. Ainda estamos nos adaptando, mas já percebemos melhorias importantes que facilitam nosso dia a dia.”

    Sistema no ar

    O nome Sicad foi escolhido em 2021, durante o processo de desenvolvimento da nova plataforma. O antigo sistema Cadu continuará disponível por tempo determinado, apenas para consultas e conferências.

    O Sicad está em funcionamento desde 9/4 nas unidades regionais, nos atendimentos pelo telefone 155 e nos postos UAI. Esses colaboradores foram os primeiros a participar das apresentações e dos treinamentos.

    A nova plataforma foi apresentada entre os dias 26 e 29/5 nas unidades próprias de Belo Horizonte e já está em operação, oferecendo tecnologia de ponta para melhorar o atendimento aos servidores e seus dependentes.

    A equipe da Assessoria de Gestão de Atendimento e de Cadastro (Agac), em conjunto com a Prodemge, segue um cronograma de reuniões para treinamento e autorização de novos usuários, garantindo mais credibilidade ao serviço prestado.

    Para Amanda Mayer, colaboradora do setor de cadastro no CEM, o Sicad representa um avanço significativo.“Essa modernização permitirá maior agilidade nos atendimentos, especialmente nos processos de inclusão de dependentes e nas consultas cadastrais”, afirmou.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES