20.5 C
Brasília
quinta-feira, novembro 21, 2024
Mais...

    PMDF convoca 1.232 candidatos para o Curso de Formação de Praças

    Por Mayara da Paz

    A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) convocou 1.232 candidatos aprovados no último concurso para o Curso de Formação de Praças (CFP). Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (6).

    Desde 2019, a PMDF recebeu mais de 2.300 integrantes no quadro de militares formados no curso de praças | Foto: Divulgação/PMDF

    Segundo a vice-governadora Celina Leão, a renovação do quadro de militares da PM é fundamental e representa o fortalecimento da segurança pública da capital. “A convocação é resultado de um trabalho incansável pela segurança pública do DF. A partir da determinação do governador Ibaneis Rocha, articulamos e conseguimos apoio no Congresso Nacional para alterar a Lei Orçamentária Anual da União deste ano e tornar essas nomeações realidade. Não se faz segurança pública de qualidade sem contar com mulheres e homens bem preparados e estamos muito felizes por mais essa vitória”, comemora.

    Desde 2019, a PMDF recebeu mais de 2.300 integrantes no quadro de militares formados no curso de praças. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, este GDF está comprometido em combater o déficit no contingente da PM.

    “Vamos nos empenhar para a formação destes 1.200 policiais para diminuir um déficit no efetivo. Fizemos adaptações na Escola de Formação de Praças para atender a esse número expressivo de alunos e estamos também nos adaptando para receber um efetivo grande de mulheres”

    Coronel Ana Paula Habka
    comandante-geral da PMDF

    “Esses novos policiais serão fundamentais para reforçar o efetivo das forças de segurança. Desde 2019, o Governo Ibaneis Rocha tem se comprometido a recompor nossos quadros e melhorar a estrutura e as condições de trabalho, utilizando tecnologia e inteligência para melhorar cada vez mais o serviço prestado à população. Desde o início do governo, cerca de quatro mil servidores foram nomeados, e novas nomeações estão previstas para este ano. Isso certamente terá um impacto significativo na redução da criminalidade e na qualidade de vida da população do DF”, observa.

    Entrega de documentos

    Os aprovados deverão comparecer ao Departamento de Educação e Cultura (DEC), no Setor Policial, Área Especial, Conjunto 4, Asa Sul, Brasília, para entregar a documentação necessária. O prazo para esta etapa será entre os dias 9 e 26 deste mês.

    É obrigatório apresentar a seguinte documentação (originais e cópias):

    – documento de identidade;
    – CPF;
    – CNH, no mínimo categoria tipo ‘B’;
    – comprovante de residência atualizado;
    – certificado de conclusão do ensino superior;
    – Título de Eleitor;
    – comprovante de votação na última eleição;
    – Certidão de Nascimento ou casamento;
    – carteira de reservista ou documento de dispensa de incorporação (para candidatos do sexo masculino);
    – duas fotos 3×4 recentes.

    Também é necessário preencher formulários junto à PM, que podem ser encontrados no site da corporação, e os seguintes comprovantes:

    – ficha cadastral da PMDF;
    – tipo sanguíneo e fator RH;
    – comprovante de conta no Banco Regional de Brasília (BRB);
    – declaração de bens e direitos;
    – termo de ressarcimento ao erário; e
    – declaração de não acumulação de cargo público.

    Futuros policiais militares

    O Curso de Formação de Praças é a etapa inicial na carreira dos futuros policiais militares. Durante o curso, os candidatos receberão treinamento teórico e prático, desenvolvendo habilidades essenciais para a atuação na segurança pública. Este processo prepara os novos praças para enfrentar os desafios da profissão e contribuir de maneira significativa para a segurança da comunidade.

    A fim de manter o efetivo policial em aumento constante, a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka, ressalta que a corporação passa por adaptações para receber novos efetivos. “O segredo é manter os concursos. Vamos nos empenhar para a formação destes 1.200 policiais para diminuir um déficit no efetivo. Fizemos adaptações na Escola de Formação de Praças para atender a esse número expressivo de alunos e estamos também nos adaptando para receber um efetivo grande de mulheres”, diz.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES