20.5 C
Brasília
quinta-feira, setembro 19, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Curso promove combate à violência contra a mulher no meio digital

    A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) finaliza nesta semana o curso Enfrentamento da Violência Digital contra a Mulher. Aberto aos profissionais da segurança pública e forças de segurança do DF, o treinamento busca capacitar agentes das polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Corpo de Bombeiros  (CBMDF) e servidores da secretaria para a realização de abordagens técnicas, atuando como protetores dos direitos da mulher, principalmente em ambientes digitais.

    O curso de combate à violência digital contra as mulheres faz parte da programação do Agosto Lilás, campanha motivada pela Lei Maria da Penha | Foto: Divulgação/ SSP-DF

    Realizada nas dependências da Escola de Governo entre os dias 1º e 9 de agosto, a capacitação promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) conta com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e capacitará 60 profissionais da SSP e das forças de segurança.

    O curso faz parte da programação da campanha Agosto Lilás, iniciativa motivada pela Lei Maria da Penha, que completa 18 anos. O foco é preparar esses profissionais para a proteção e promoção dos direitos das mulheres no ambiente digital.

    “Quando tratamos de violência contra a mulher, devemos levar em consideração todos os tipos de delitos, inclusive a violência por meios digitais, desde o compartilhamento não consensual de imagens íntimas até ameaças e perseguições online, pois essa forma de violência causa impactos psicológicos, sociais e profissionais severos nas vítimas, exigindo um conhecimento especializado para uma atuação eficaz”, explicou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

    O curso conta com seis professores e tem carga horária de 28 horas/aula, divididas entre atividades teóricas e práticas. Assim, a capacitação visa proporcionar os conhecimentos e habilidades necessários para que os participantes possam atuar na prevenção e no enfrentamento dessas formas de violência, garantindo maior segurança e proteção para as mulheres.

    A temática integra o programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, lançado em novembro do ano passado pela SSP, e faz parte do Eixo 4: Mulher Mais Segura. Conforme o Decreto nº 45.165, de 2023, o curso é parte fundamental da estratégia para combater a violência contra a mulher.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES