20.5 C
Brasília
quinta-feira, setembro 19, 2024
Mais...

    GDF e Intel assinam carta de intenções para instalação de Data Center na capital

    O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Intel Corporation, empresa multinacional do setor tecnológico, assinaram uma Carta de Intenções Não Vinculante (LOI) para a instalação de um Data Center na capital. A medida tem como objetivo diversificar a cadeia tecnológica e impulsionar a economia local, com a estimativa de gerar centenas de empregos.

    Segundo o protocolo de intenções, a Intel pretende trabalhar a capacidade de processamento em larga escala de inteligência artificial (IA), soluções de nuvem para processamento seguro de dados governamentais, entre outras atividades. Essas tecnologias protegem transações, garantem a privacidade dos dados e criam um ambiente comercial mais seguro e eficiente.

    O acordo envolve a assinatura da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), por meio de sua subsidiária Biotic S/A., que está à frente do Parque Tecnológico de Brasília, e da Intel Corporation, gigante global do setor tecnológico presente no Brasil desde 1997.

    Para o governador Ibaneis Rocha, as propostas que desenvolvem o ambiente tecnológico do Distrito Federal são bem-vindas. “Esperamos que essa carta de intenções possa gerar um ambiente de negócios dinâmico e inovador para o DF, consolidando a nossa cidade como um importante hub tecnológico na América do Sul”, disse.

    Já a vice-governadora Celina Leão destacou o caráter estratégico do acordo para a capital. “A assinatura da Carta de Intenções entre o GDF e a Intel marca o início de uma parceria estratégica para transformar Brasília em um polo tecnológico. Com foco na instalação de um Data Center no BioTIC, essa iniciativa prepara a capital do país para se tornar um hub tecnológico de ponta. Além de impulsionar a inovação, essa parceria estratégica também vai gerar centenas de empregos qualificados, fortalecendo a economia local e capacitando profissionais para o futuro”, apontou.

    Pelo documento, a Intel se compromete a financiar os recursos internos necessários para o desenvolvimento do projeto. A empresa também se encarregará da criação de um estudo de caso para descrever os resultados e benefícios potenciais da colaboração. Em contrapartida, o Distrito Federal e a Biotic S/A. fornecerão suporte técnico e acesso às informações e locais necessários para a realização do projeto.

    “Queremos trazer o primeiro Data Center da Intel no Brasil para o Distrito Federal. Temos a expectativa de geração de 800 a 900 empregos diretos. A partir de janeiro poderemos ter cursos preparatórios para que, na sequência, o Data Center seja instalado”, detalha o representante da Intel no Brasil, Ricardo Pimentel.

    Já o presidente da Biotic, Gustavo Dias Henrique, reforçou a disponibilidade do Parque Tecnológico para a entrada da Intel no Distrito Federal. “Oferecemos um espaço físico para ocupação da Intel lá no Biotic. Eles vão poder instalar um laboratório dentro do Parque”, afirma.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES