20.5 C
Brasília
domingo, dezembro 22, 2024
Mais...

    Minas Gerais amplia combate à violência contra a mulher com protocolo Fale Agora reformulado

    Interna FaleAgora
    Sedese-MG / Divulgação e Armando Jr / Sedese-MG

    O protocolo Fale Agora, do Governo de Minas, passou por uma reformulação significativa em 2024, ampliando sua atuação no enfrentamento a diferentes formas de agressões contra mulheres no estado. A proposta agora é expandir a atuação em 2025, levar o programa a novos municípios e fortalecer a interiorização das capacitações, abrangendo mais pessoas e diversificando os espaços atendidos.

    Criado em 2023 pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), o programa de prevenção a abusos em espaços de lazer e turismo agora inclui casos de violência doméstica e familiar, assédio sexual no trabalho, violência política e institucional, feminicídio, entre outros. O objetivo é fortalecer a rede de apoio e promover a conscientização sobre os direitos das mulheres.

    A secretária de Desenvolvimento Social, Alê Portela, considera que a ampliação do Fale Agora é um passo importante para garantir a proteção das mulheres em todos os espaços da sociedade. “A reformulação do Fale Agora reforça nosso compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres. Acreditamos que a prevenção deve ser a base de nossas ações”, diz.

    “Ao capacitar cidadãos e estabelecimentos, estamos criando uma rede de proteção mais forte, onde cada pessoa tem um papel fundamental na criação de um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres”, declara a secretária Alê Portela.

    O Fale Agora capacita cidadãos e estabelecimentos para identificar, prevenir e acolher vítimas de violência, garantindo o encaminhamento adequado para os serviços públicos.

    Reformulação

    A ampliação do Protocolo Fale Agora foi implementada pela Sedese-MG, por meio da Subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres (SUBPDM). O êxito das ações realizadas em espaços como Arena MRV, Estádio Mineirão, Arena Independência e BH Stock Festival, além do aumento da demanda por novas capacitações, tornaram evidente a necessidade de expandir a abrangência do programa.

    “Queremos quadruplicar o número de capacitações, com foco na interiorização do projeto, incluindo clubes, estádios e escolas”, prevê Joana Coelho, subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres da Sedese-MG.

    Com capacitações técnicas, campanhas de conscientização, rodas de conversa, contribuições midiáticas e materiais informativos, o Fale Agora reforça o compromisso do Governo de Minas com a promoção e defesa dos direitos das mulheres.

    Na nova fase, o programa conta com a participação ativa de órgãos da rede de atendimento à mulher em situação de violência, como a Defensoria Pública (DPMG), o Ministério Público (MPMG), o Tribunal de Justiça (TJMG), a Polícia Militar (PMMG), a Polícia Civil (PCMG) e outras organizações especializadas, o que garante a continuidade das capacitações nos estabelecimentos.

    Capacitações e setores atendidos em 2024

    Em 2024, o Fale Agora expandiu a atuação para diversas cidades de Minas Gerais, oferecendo capacitações. A iniciativa esteve presente em grandes eventos e estabelecimentos locais, alcançando 14 cidades mineiras, como Juiz de Fora, Uberlândia, Sabará, Itapecerica e Contagem.

    No Carnaval, mais de 20 blocos, como Baianas Ozadas, Charangueiras, Funk You, Bartucada e Maria Pretinha, também participaram, ampliando a rede de proteção durante o evento. Além disso, no setor esportivo, o programa alcançou clubes como América-MG (masculino), Atlético-MG (feminino) e Cruzeiro (sub-15 e sub-17).

    Quem esteve nas capacitações elogia o aprendizado. “Participei da capacitação há alguns meses e achei muito importante. Antes, ficávamos perdidos sobre como agir em casos de violência contra a mulher. Agora, sabemos acolher, encaminhar e lidar com essas situações de forma mais clara e tranquila. Esse aprendizado é essencial tanto para o nosso trabalho quanto para a vida”, elogia Camila Salles, assistente de eventos da Arena MRV.

    O Programa Fale Agora oferece capacitação gratuita, disponível no site da Sedese-MG. Para fazer a inscrição e participar, basta clicar aqui.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES