20.5 C
Brasília
sexta-feira, julho 18, 2025
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Com a chegada do frio, Defesa Civil de Minas alerta população sobre os efeitos das mudanças repentinas de temperatura

    Madrugadas frias, tardes quentes e umidade em queda: o outono mantém-se típico com fortes oscilações de temperatura, fenômeno conhecido como amplitude térmica, que se refere à diferença entre a máxima e a mínima registradas em um dia, e exigem cuidados específicos.

    O alerta com o período vem da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), do Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec) e do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas (Simge), que reforçam a importância da prevenção, especialmente diante do aumento de doenças respiratórias e do risco de queimadas.

    O fenômeno também é conhecido popularmente como “efeito cebola”, uma analogia com o vegetal, que é composto por camadas, pela constante necessidade tirar ou colocar peças de roupas.

    Onda polar e inverno em 2025

    A primeira onda polar chegou ao Brasil na quarta-feira (28/5). Essa massa de ar fria intensa, vinda direto de uma região polar, causa quedas bruscas de temperaturas, porém não deve atingir Minas Gerais com tanta intensidade.

    No Sul de Minas e no Triângulo Mineiro, as mínimas durante as madrugadas podem chegar a 7°C, especialmente em noites de céu limpo e tempo firme, condições que favorecem o resfriamento noturno. Na Serra da Mantiqueira, as temperaturas podem negativar, com formação de geada nas áreas de maior altitude. Já no Norte e Noroeste de Minas, as temperaturas permanecem estáveis durante o dia, com madrugadas mais amenas, mas sem frio expressivo.

    A previsão climática para o inverno mantém o tempo seco nas regiões Central, Norte e Oeste, com chuvas fracas e isoladas no Leste. Mantêm-se os riscos associados ao tempo seco, com baixa umidade do ar e aumento da probabilidade da ocorrência de queimadas, exigindo atenção nas ações preventivas.

    Monitoramento e ações preventivas

    Diante deste cenário, o trabalho da Defesa Civil de Minas Gerais é redobrado. Desde o acompanhamento contínuo da massa de ar à divulgação de boletins diários, a preparação para emissão de alertas é permanente, inclusive em apoio na prevenção e na proteção da população, relacionados a doenças respiratórias ou aos riscos de queimadas.

    As constantes mudanças afetam a saúde da população, principalmente de crianças e idosos. O período é marcado pela maior incidência de doenças respiratórias, desidratação, perda de sais minerais e quedas de pressão.

    O segredo para lidar com essas alterações é a prevenção e o fortalecimento do sistema imunológico, sendo a vacinação contra a gripe recomendada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A vacina está disponível em todos os postos de saúde de forma gratuita.

    “O Cindec e o Simge trabalham em sintonia, monitorando todo estado. As condições climáticas desta época com grande amplitude térmica exigem cuidado redobrado com hidratação, vestimentas adequadas e não exposição em caso de alertas emergenciais, disparados pelo Sistema da Defesa Civil. É importante que a população siga as recomendações”, destacou o coronel Paulo Roberto Rezende, coordenador estadual de Defesa Civil.

    Com muita amplitude térmica e baixa umidade do ar, junho, julho e agosto prometem ser característicos da estação em Minas Gerais, exigindo cuidados constantes para o bem-estar de todos.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES