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terça-feira, junho 10, 2025
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    Governo de Minas lança programa de infraestrutura para estimular turismo e recuperar 35 rodovias

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    Leo Bicalho / Secult

    Uma iniciativa que une desenvolvimento da infraestrutura viária com a valorização do turismo regional. Assim é definido o programa Infraturismo – Minas é o Caminho, lançado, nesta segunda-feira (9/6), pelo Governo de Minas, na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em Belo Horizonte.

    MG-060, entre Pompéu e Papagaios (Seinfra / Divulgação)

    Sob coordenação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), o programa tem como foco principal melhorar o acesso a destinos turísticos estratégicos, promovendo não apenas a mobilidade de visitantes, mas também a qualidade de vida da população mineira.

    Com investimento superior a R$ 1,5 bilhão, o Infraturismo contempla 35 rodovias que somam mais de 1,3 mil quilômetros de intervenções, entre obras de pavimentação e recuperação funcional. A proposta é, antes de atrair turistas de fora, criar melhores condições para que os próprios mineiros redescubram o estado, impulsionando a economia local, a cultura regional e o sentimento de pertencimento.

    Ao todo, 26 regiões turísticas serão beneficiadas, abrangendo diferentes territórios de Minas Gerais, como o Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Serras Verdes do Sul de Minas, Trilhas do Rio Doce, Mar de Minas, Caminhos da Mantiqueira, entre outros.

    “O Infraturismo integra a infraestrutura ao planejamento turístico, conectando pessoas, cidades e oportunidades de forma inteligente e sustentável. Estamos falando de um programa com potencial de transformar o jeito de fazer turismo em Minas Gerais”, afirma o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas, Pedro Bruno.

    “Trata-se de um pilar fundamental, pois influencia diretamente na acessibilidade, no conforto e na segurança dos visitantes, estimulando o crescimento da atividade turística e melhorando a experiência dos viajantes”, acrescenta o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

    Destaques

    Com previsão de execução até 2026, o programa também atua como indutor de desenvolvimento econômico regional, contribuindo para geração de emprego, renda e para o fortalecimento da economia da criatividade em mais de 47 municípios e áreas de abrangência de 26 Instâncias de Governança Regionais (IGRs).

    Entre os destaques do programa, há rodovias que conectam importantes atrativos naturais, culturais e religiosos, como o Santuário da Padroeira de Minas em Caeté, o Parque Estadual do Rio Doce, o Centro Histórico de Diamantina, o Parque Nacional da Serra do Cipó, além de cidades turísticas como Monte Verde (Camanducaia), Conceição do Mato Dentro, Gonçalves e Serro.

    Marco para o turismo

    Com cerca de 32 milhões de turistas em Minas somente em 2024, dos quais 78% se locomovem por via terrestre, o fortalecimento das rodovias é estratégico. O programa ainda reforça a diretriz de valorização do turismo interno: 61% dos turistas em Minas são os próprios mineiros.

    Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o Infraturismo é uma política pública ampla que promove a cidadania e reforça o papel do turismo como vetor de desenvolvimento humano, cultural e econômico.

    “O Infraturismo representa um marco para o turismo em Minas Gerais. Não estamos apenas abrindo caminhos para o visitante, estamos fortalecendo as rotas do afeto, do pertencimento e da memória dos mineiros. É um projeto que conecta pessoas, valoriza o território e transforma a infraestrutura em ponte para a cidadania”, conclui Leônidas de Oliveira.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

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