20.5 C
Brasília
sábado, julho 26, 2025
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Secretaria de Educação detalha ações que levaram estado à liderança nacional na redação do Enem

    Minas Gerais fez história no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 ao alcançar o primeiro lugar nacional em desempenho de redação, ao atingir uma média de 621,5 pontos, reafirmando o protagonismo do Estado na educação pública. No entanto, o resultado só foi possível de ser alcançado após a adoção de uma estratégia integrada, que vai desde o uso inovador de tecnologias até a atuação direta das escolas em sala de aula.

    Em uma live realizada na manhã desta sexta-feira (25/7), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) detalhou as ações que colocaram o estado no topo do ranking. O evento virtual foi aberto pelo secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, que parabenizou o trabalho dos servidores pela posição de destaque no Enem.

    “Quero parabenizar e agradecer o trabalho de todos os professores, todos os servidores da Educação de MG, pois alcançamos uma posição de destaque no Enem em 2024 e eu tenho certeza que, para o futuro, continuaremos com esse destaque, pois o trabalho que tem sido feito em Minas Gerais é um trabalho muito sério, comprometido com a aprendizagem dos nossos alunos”, disse Igor.

    Em seguida, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra, detalhou outros resultados obtidos por estudantes de Minas Gerais no Enem. Um dos dados trazidos por Kellen foi o quantitativo de estudantes do 3º ano do Ensino Médio inscritos em 2024. Ao todo, 98.308 alunos fizeram as provas, sendo que 75.355 deles concluíram a redação.

    Os números mais que dobraram se comparado a 2023, quando 41.231 estudantes fizeram a prova do Enem e 30.034 deles participaram da redação.

    “O resultado trouxe um estudo para gente de quanto essa rede tem uma capacidade de desenvolvimento e de aperfeiçoar cada vez mais o trabalho do desenvolvimento da aprendizagem em Minas Gerais. Os dados refletem nacionalmente, mostrando que Minas tem seriedade no trabalho, que as nossas escolas e os professores têm seriedade no que fazem”, avaliou Kellen.

    Entre as instituições de ensino da rede estadual que apresentaram os melhores resultados em redação estão a Escola Estadual José Augusto Ferreira, em Entre Folhas, com uma média de 828 pontos, seguida pela Escola Estadual Professor Francisco Lentz, em Caparaó, que apresentou uma média de 801,3 pontos. A Escola Estadual Manoel Correa Filho, em Divinópolis, completa o ranking com média de 780,9 pontos.

    Inovação a serviço da educação

    A tecnologia também foi uma forte aliada na conquista do primeiro lugar nacional em desempenho de redação do Enem. Entre as inovações, destaca-se a plataforma Enem MG, desenvolvida em parceria com a Editora Estudo Play.

    A ferramenta, gratuita e acessível aos mais de 700 mil alunos do ensino médio da rede estadual, reúne livros digitais, videoaulas, trilhas personalizadas de estudo, simulados e um recurso inovador para a prática da redação. O estudante escreve seu texto à mão, fotografa e envia pela plataforma, que realiza a correção com apoio de inteligência artificial, oferecendo devolutiva rápida, personalizada e acessível.

    Ainda em 2024, a SEE/MG promoveu três grandes provas de redação aplicadas em toda a rede, alcançando mais de 150 mil estudantes. Além disso, realizou dois simulados completos e organizou quatro aulões presenciais em diferentes regiões do estado, ampliando as oportunidades de preparação intensiva para o exame.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES