20.5 C
Brasília
sábado, agosto 2, 2025
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Polícia MIlitar adota novo aplicativo para agilizar atendimento às mulheres vítimas de violência

    A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) anunciou, nesta sexta-feira (1/8), uma nova ferramenta digital para combater a violência contra a mulher. A corporação agora utiliza um aplicativo que monitora, em tempo real, todas as ocorrências relacionadas aos crimes contra a mulher, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz. O anúncio ocorreu durante a Operação Agosto Lilás, nesta sexta-feira, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

    De acordo com a chefe do Centro de Jornalismo da PMMG, major Layla Brunnela, a ferramenta permite a classificação de risco das vítimas, a partir de dados inseridos no sistema como: tipo de violência que a mulher sofreu, quantas vezes que a vítima buscou ajuda junto à Polícia Militar, se foi emitida medida protetiva e outros, garantindo uma resposta mais rápida e estratégica.

    “Todas as comandantes e todos os militares envolvidos no atendimento de proteção à mulher, recebem, em tempo real, a atualização do sistema, à medida que as ocorrências são registradas. A classificação vai orientar a PM a um atendimento prioritário e agilizar o pós-atendimento mais aproximado”, frisou a major Layla.

    Segundo a major, com a informatização desse processo, as palestras que serão incrementadas neste mês e a campanha de comunicação organizacional voltada à conscientização da mulher, aliada às ações repressivas, a Polícia Militar busca fortalecer o enfrentamento à violência contra mulher em todas as regiões do estado.

    Agosto Lilás

    Ao longo do mês de agosto, a PMMG realizará diversas ações de prevenção, educação e combate aos crimes de violência contra a mulher, entre elas: visitas preventivas com base no Protocolo de Segunda Resposta, operações de prevenção à violência doméstica com distribuição de materiais educativos, reuniões com os órgãos da Rede de Enfrentamento, realização de palestras sobre o tema, além de operações voltadas ao cumprimento de mandados de prisão.

    O objetivo é potencializar as ações voltadas ao enfrentamento à violência contra a mulher, reafirmando o compromisso da Instituição com a defesa dos direitos fundamentais e a promoção da segurança e bem-estar da população mineira, em especial das mulheres.

    A população pode colaborar realizando denúncias por meio do telefone 190 (Emergência Policial) ou do número 180 (Central de Atendimento à Mulher). É possível, ainda, realizar a denúncia de forma anônima por meio do número 181.

    Prevenção à Violência Doméstica

    Desde 2010, a Polícia Militar mantém o serviço de Prevenção à Violência Doméstica (PVD), por meio das Radiopatrulhas de Proteção à Mulher (RpPM).

    Atualmente, o serviço de Prevenção à Violência Doméstica está presente de maneira fixa em 172 municípios mineiros, com os demais sendo atendidos por Radiopatrulhas capacitadas.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES