20.5 C
Brasília
sábado, setembro 20, 2025
Mais...

    Minas é primeiro Estado a oferecer recuperação da conta gov.br por biometria em terminais de autoatendimento

    O Governo de Minas é o primeiro Estado a oferecer o serviço de recuperação da conta gov.br por meio da biometria digital diretamente nos terminais de autoatendimento.

    Os equipamentos já estão disponíveis em 48 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e em dois postos provisórios de municípios que estão com UAI em implantação, garantindo mais praticidade e segurança para os cidadãos que precisam recuperar o acesso à conta.

    A novidade é fruto de uma parceria entre a Seplag-MG e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Os terminais são semelhantes a totens interativos e estão distribuídos em todas as regiões de Minas.

    Os terminais de autoatendimento oferecem uma alternativa prática e intuitiva aos cidadãos. Com mais de 50 serviços disponíveis, as orientações são exibidas diretamente na tela, garantindo autonomia no uso e, quando necessário, o suporte dos atendentes das UAIs. A inclusão da recuperação da conta gov.br amplia ainda mais o conjunto de funcionalidades acessíveis à população.

    “Essa iniciativa amplia a autonomia do usuário, garante mais segurança no acesso à plataforma e reforça nosso compromisso de levar soluções modernas e inclusivas para todas as regiões do estado”, destaca o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

    A conta gov.br é a chave de acesso a mais de 4 mil serviços digitais do Governo Federal, como Meu INSS, Carteira Digital de Trânsito e Carteira de Trabalho Digital. Para apoiar os cidadãos, as UAIs também oferecem o Balcão gov.br, serviço presencial que auxilia na criação, recuperação e utilização da conta, sem ser pelo terminal de autoatendimento.

    “A medida beneficiará os mais de 11 milhões de mineiros que já fizeram o cadastro biométrico da Justiça eleitoral e podem ter alguma dificuldade em relação ao acesso à plataforma do governo federal ou que desejem aumentar o nível de sua conta para Ouro. Isso garante a segurança dos dados da população e protege a conta Gov.br dos cidadãos contra fraudes”, ressalta o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

    Seplag / Divulgação

    Segurança da conta

    Além da recuperação da conta gov.br, os cidadãos mineiros também podem utilizar os terminais de autoatendimento para elevar o nível de segurança do perfil para ouro.

    A elevação de nível permite acessar serviços digitais que exigem mais confiabilidade, como a solicitação de benefícios previdenciários e a transferência digital de veículos. Para realizar o procedimento, basta acionar o botão “Aumentar nível” e posicionar o dedo no leitor biométrico do terminal.

    Terminais de autoatendimento

    Além das novas funções ligadas à conta gov.br, os terminais também possibilitam a solicitação da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), emissão de atestado de antecedentes, alteração de endereço do condutor no mesmo município, segunda via de contas da Copasa, agendamento para doação de sangue, entre outros.

    Todos os serviços disponíveis nos terminais também podem ser acessados pelos canais digitais do Governo de Minas, como o Portal MG e o aplicativo MG App.

    Seplag / Divulgação


    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES