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    Sistemas inovadores modernizam atendimento pelos telefones 190 e 193 no Distrito Federal

    Dois importantes avanços tecnológicos marcam uma nova etapa no atendimento das chamadas de emergência no Distrito Federal: o Sistema Hefesto — plataforma que possibilita a otimização do tempo-resposta e melhora a qualidade das informações coletadas — e o Sistema de Notificação Automática via WhatsApp — que permitirá ao cidadão acompanhar, em tempo real, o andamento do atendimento pelo 190 e 193. Desenvolvidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), os novos recursos proporcionam mais eficiência e rapidez nos atendimentos. Por terem sido desenvolvidos por equipe própria, os sistemas e integrações tiveram custo zero.

    A utilização do WhatsApp para envio das mensagens ocorreu por meio de contratação realizada pela Secretaria de Economia (Seec-DF), que já utiliza o serviço em outras áreas do Governo do Distrito Federal (GDF).

    “Essas novas funcionalidades representam um marco histórico para a Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). Mais do que tecnologia, estamos falando de uma transformação na forma como atendemos o cidadão. Esse resultado só foi possível porque trabalhamos de forma integrada, somando esforços de diferentes órgãos e equipes que, com dedicação e visão estratégica, desenvolveram uma solução totalmente customizada às nossas necessidades”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

    Novas tecnologias — como o Sistema Hefesto e o Sistema de Notificação Automática via WhatsApp — melhoram o atendimento das chamadas de emergência no Distrito Federal | Fotos: Divulgação/SSP-DF

    Os sistemas foram desenvolvidos em parceria com a Polícia Militar (PMDF), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), a Anatel, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) e a Secretaria de Economia (Seec-DF). “Atuamos de maneira colaborativa para entregar políticas públicas mais eficientes, modernas e humanizadas aos moradores do DF. O Hefesto e as notificações via WhatsApp são símbolos da inovação com a marca da integralidade que norteia nosso programa de segurança: cada órgão contribuindo com sua expertise, para um DF cada vez mais seguro. Esta é a diretriz do governador Ibaneis Rocha: trabalharmos juntos, de forma integrada”, completa Avelar.

    A comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka, destaca a importância do canal de comunicação entre a corporação e os cidadãos que utilizam o serviço 190. “Essa interação é essencial para garantir que as demandas sejam registradas de forma ágil e que nossa resposta seja rápida e eficiente. A mensagem enviada ao solicitante reforça a transparência no atendimento, fornecendo informações relevantes e claras, como o protocolo de acompanhamento e a confirmação do endereço. É um compromisso da PMDF garantir que todos que buscam ajuda pelo 190 tenham não apenas atendimento técnico de qualidade, mas também uma comunicação respeitosa e humanizada. A segurança é construída com uma relação de confiança, e esse canal automático é mais uma ferramenta que demonstra nossa seriedade em servir e proteger a sociedade do Distrito Federal.”

    A transparência no atendimento é ressaltada pelo comandante-geral do CBMDF, coronel Moisés Barcelos. “Essa iniciativa une transparência e eficiência operacional. O cidadão poderá acompanhar o atendimento da ocorrência em tempo real, o que eleva a credibilidade e fortalece o vínculo de confiança. Do ponto de vista técnico, esta ferramenta agilizará nosso trabalho, permitindo que nossas equipes atuem com maior precisão e eficácia no local da emergência. Estamos adicionando a tecnologia em nosso serviço em favor da vida, para salvar mais e melhor.”

    Os sistemas foram desenvolvidos em parceria com a PMDF, o Corpo de Bombeiros, a Anatel, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) e a Secretaria de Economia (Seec-DF)

    Sistema Hefesto

    O Hefesto é uma solução desenvolvida pela Subsecretaria de Modernização Tecnológica (SMT), da SSP-DF. Entre os diferenciais estão a agilidade no atendimento e a geolocalização precisa do solicitante via GPS, substituindo métodos imprecisos de triangulação de antenas.

    A unificação de sistemas é uma mudança significativa. Antes, o atendente precisava operar duas plataformas diferentes para concluir um registro de ocorrência. Agora, com a integração do Hefesto à central telefônica, todo o fluxo de atendimento ocorre em uma única tela, que recebe a chamada, exibe os dados do solicitante e permite o registro completo da ocorrência. Além de simplificar o trabalho, o sistema possibilita a geração de relatórios unificados, cruzando informações telefônicas e operacionais para subsidiar análises estratégicas. O formato permite criar relatórios gerenciais e de produtividade, auxiliando no planejamento e no monitoramento da eficiência das centrais de emergência.

    “As notificações via WhatsApp asseguram transparência, aumentam a confiança da população e dão ao cidadão a possibilidade de acompanhar o andamento de sua solicitação”

    Gustavo Tarrago, subsecretário de Modernização da SSP-DF

    Outro destaque é a integração com outros módulos internos da SSP-DF e com o Sinesp-CAD, sistema nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, assegurando conformidade e visão sistêmica do atendimento.

    “O Hefesto proporciona rapidez no atendimento, precisão na localização do solicitante, padronização e qualificação das ocorrências, além de relatórios estratégicos que fortalecem a gestão. Desta forma, será possível, por exemplo, gerar relatórios de produtividade e ajustar o número de atendentes a partir da avaliação de atendimentos”, ressalta o secretário-executivo, Thiago Costa.

    WhatsApp

    Outro avanço é o envio automático de mensagens pelo WhatsApp com a confirmação do registro da ocorrência. Essa inovação oferece ao cidadão mais confiança e transparência no atendimento, além de reduzir chamadas de acompanhamento que sobrecarregam as centrais.

    Por razões de segurança, ocorrências de violência doméstica e casos protegidos por protocolos especiais, como o Viva Flor, não receberão notificações automáticas, evitando riscos adicionais às vítimas. O projeto só foi viabilizado devido à parceria com a Subsecretaria de Governança Digital da Seec-DF, que garantiu a integração com o WhatsApp do Governo do Distrito Federal.

    “As notificações via WhatsApp asseguram transparência, aumentam a confiança da população e dão ao cidadão a possibilidade de acompanhar o andamento de sua solicitação. Ao mesmo tempo, a iniciativa protege vítimas em situações sensíveis, ao adotar protocolos que garantem a segurança e a integridade de quem pede ajuda”, explica o subsecretário de Modernização, Gustavo Tarrago.
    Retorno de chamadas

    Por fim, mais uma novidade promete melhorar o atendimento das emergência no DF: as ligações feitas enquanto as linhas estiverem ocupadas ficam registradas em tela, possibilitando o retorno pelo atendente.

    “Potencializar a transformação digital no DF, agregando cada vez mais valor ao serviço público entregue ao cidadão, é o que tem movido a nossa Subsecretaria de Governança Digital. A atuação conjunta entre a Secretaria de Economia e a Secretaria de Segurança Pública demonstrou sinergia e compromisso com a população, tornando os serviços mais acessíveis e fáceis. Outras novidades como essas ainda estão por vir”, conclui Adriana Rodrigues, subsecretária de Governança Digital.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

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