20.5 C
Brasília
quinta-feira, outubro 2, 2025
Mais...

    Minas Gerais dá continuidade à integração para Enfrentamento ao Período Chuvoso

    A Defesa Civil de Minas Gerais coordenou, nesta quinta-feira (2/10), uma reunião estratégica com representantes de secretarias de Estado, órgãos autônomos, instituições militares e entidades do terceiro setor para apresentar análises que compõem a versão preliminar do Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso (2025–2031).

    O documento inédito consolidará diretrizes, protocolos e responsabilidades para reduzir riscos e ampliar a proteção da população frente aos impactos das chuvas.

    Fruto de um processo colaborativo, o plano está sendo construído com a participação de mais de 60 instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em um ciclo que envolveu 18 reuniões técnicas e mais de 75 contribuições qualificadas. Cada órgão contribuiu com diagnósticos e propostas para fortalecer a resposta integrada do estado.

    Durante o encontro, representantes da Defesa Civil ressaltaram a importância da governança participativa e da cooperação entre instituições.

    “O plano é construído de forma interativa e inclusiva. Ele permite que municípios e órgãos estaduais insiram informações, atualizem programas e facilita que municípios acessem caminhos de financiamento e apoio em situações de emergência. Esse modelo garante mais agilidade e direcionamento nas ações de resposta e, sobretudo, reforça a prevenção”, explicou o tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino, coordenador estadual adjunto de Defesa Civil.

    A reunião também apresentou o cronograma de funcionamento do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Período Chuvoso, responsável por organizar a execução do plano e integrar os esforços das diversas instituições no ciclo 2025/2031.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES