20.5 C
Brasília
terça-feira, novembro 4, 2025
Mais...

    Governo de Minas lança Matriz de Liberdade Econômica para municípios

    O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), lançou recentemente a Matriz de Liberdade Econômica, instrumento com diretrizes destinadas aos municípios que aderiram ao programa Minas Livre Para Crescer (MLPC). O objetivo é avaliar e reconhecer o nível de implementação das ações de desburocratização implementadas para melhorar o ambiente de negócios no estado.

    A matriz está organizada em quatro níveis de maturidade: Iniciante, Intermediário, Avançado e Pleno. A cada ação — que se compõe de estratégias específicas — o município recebe pontuações definidas. A classificação será baseada no nível em que estiverem formalmente reconhecidos dentro do MLPC, com progressão condicionada ao cumprimento integral dos critérios obrigatórios. A nova matriz pode ser conferida aqui.

    Para o reconhecimento oficial dos níveis de maturidade no programa MLPC, garantindo a efetividade e a transparência das políticas de liberdade econômica no Estado, foi disponibilizado o Formulário de Pontuação de Liberdade Econômica, que poderá ser preenchido pelos municípios por meio do link indicado.

    Segundo o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Rodrigo Melo, a nova matriz busca mapear e fortalecer as condições para o desenvolvimento econômico no Estado.

    “Este formulário reunirá, de forma sistemática, informações que permitem classificar e ranquear os municípios segundo sua capacidade de gerar um ambiente favorável aos negócios. É chave para a implementação bem-sucedida do Minas Livre para Crescer em Minas!”, destaca Melo.

    Caminho para a liberdade econômica dos municípios

    No nível Iniciante, o município adota a legislação de liberdade econômica conforme os critérios do MLPC. Ao alcançar o nível Intermediário, além da legislação, o município passa a oferecer benefícios adicionais, como o sistema Redesim + Livre — que simplifica a abertura de negócios em parceria com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e o Sebrae Minas — e uma linha de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para micro e pequenas empresas instaladas no município.

    No nível Avançado, entra em vigor o instrumento de aprovação tácita, que prevê a autorização automática de solicitações feitas por cidadãos ou empresas para exercer atividades econômicas — como licenças, alvarás e permissões — sempre que o prazo estabelecido para análise não for cumprido pelos órgãos públicos.

    Já no nível Pleno, implementa-se o instrumento de vinculação das decisões administrativas: decisões de fiscalização passam a servir como precedente para casos semelhantes, assegurando maior isonomia, previsibilidade e padronização no tratamento das atividades econômicas.

    Vários desses instrumentos estão regulamentados no Novo Decreto Estadual de Liberdade Econômica, publicado em abril deste ano, o que garante mais segurança jurídica e avança em ações de desburocratização no estado.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES