20.5 C
Brasília
terça-feira, dezembro 30, 2025
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Distrito Federal tem 424 mil eleitores com pendências; TRE terá atendimento especial no recesso

    O ano novo já está batendo à porta e, com ele, as eleições gerais. Em outubro de 2026, os brasileiros vão às urnas para eleger presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais/distritais. Mas, para isso, é preciso estar em dia com a Justiça Eleitoral. O limite para regularizar a situação e estar apto a votar é 8 de maio de 2026.

    Regularização dos títulos cancelados pode ser feita presencialmente e pela internet, por meio de autoatendimento; prazo para regularização vai até dia 8 de maio de 2026 | Foto: Divulgação/TRE-DF

    No Distrito Federal, 424.638 eleitores estão com pendências: 149.086 não cadastraram a biometria e 275.552 tiveram o título cancelado, o que ocorre após não votarem, não justificarem e não pagarem as multas por três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição). Para atendê-los, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) inaugurou a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), na sede da Corte, que está funcionando, inclusive, durante o recesso forense — até 6 de janeiro.

    424.638

    eleitores do Distrito Federal estão com algum tipo de pendência junto ao Tribunal Regional Eleitoral

    De acordo com o TRE-DF, a zona eleitoral com maior número de títulos cancelados é a 16ª (Ceilândia Norte), seguida pela 3ª (Taguatinga Norte) e pela 20ª (Ceilândia Sul). Já as que têm mais eleitores sem biometria cadastrada são, na ordem, a 15ª (Águas Claras), a 18ª (Lago Sul) e a 16ª.

    Como regularizar

    A regularização dos títulos cancelados pode ser feita presencialmente e pela internet, por meio do Autoatendimento Eleitoral. Nos pontos físicos, durante o recesso forense, o atendimento ocorre mediante agendamento, nos dias úteis, das 8h às 18h na CAE e das 12h às 17h nos cartórios de plantão: 1ª, 5ª, 8ª, 11ª, 17ª e 18ª (confira os endereços aqui).

    Após o recesso, será possível ser atendido sem agendamento. Para isso, basta comparecer a um dos locais levando documento oficial com foto e comprovante de residência.

    Além de impedir o cidadão de exercer o direito ao voto, a falta de regularização do título de eleitora pode atrapalhar outros compromissos que exigem quitação eleitoral, como matrícula em universidades públicas, posse em cargos públicos e emissão de passaporte.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES