20.5 C
Brasília
quarta-feira, fevereiro 4, 2026
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Prefeituras mineiras terão R$ 500 milhões para financiar infraestrutura e sustentabilidade pelo Edital BDMG Municípios 2026

    As prefeituras mineiras terão acesso a meio bilhão de reais em crédito no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para executar projetos de infraestrutura e de sustentabilidade. O Edital BDMG Municípios 2026, lançado nesta terça-feira (3/2), terá o maior volume de recursos da história da instituição, montante 25% superior à edição de 2025. Os gestores têm até o dia 20/3 para aderir.

    Todas as informações sobre o Edital BDMG Municípios 2026 estão disponíveis aqui

    Entre as novidades do edital está a ampliação dos projetos financiáveis, que passam a incluir, entre outros, a criação de parques e corredores verdes, que reduzem ilhas de calor, e o financiamento à elaboração dos projetos.

    Além disso, pela primeira vez, o gestor terá a possibilidade de aderir ao Edital BDMG Municípios antes mesmo de definir o projeto que deseja captar o crédito. A medida permite mais autonomia para atender as necessidades das prefeituras.

    “O BDMG tem sido um parceiro fundamental no desenvolvimento de Minas Gerais, com atuação cada vez mais atenta às realidades dos municípios, para que Minas continue crescendo de forma sólida e equilibrada”, observa o governador Romeu Zema.

    Os financiamentos terão prazos alongados de até dez anos para pagar, incluindo 18 meses de carência. A taxa será acessível e unificada para todos os itens financiáveis: a partir de 0,47% ao mês mais Selic. Para dar agilidade às iniciativas, o BDMG vai disponibilizar antecipadamente até 40% do valor financiado do projeto.

    Entre os projetos financiáveis com foco em sustentabilidade estão sistemas de controle de enchentes, criação de jardins de chuva, implantação de tetos verdes em prédios públicos, restauração de bacias hidrográficas, eficiência energética, renovação da frota do município com veículos híbridos e elétricos, entre outros.

    “O objetivo é que as prefeituras possam prosperar investindo com responsabilidade social e ambiental. O BDMG tem soluções para os desafios e a realidade dos 853 municípios mineiros. Inclusive, muitas ações podem ser realizadas de forma imediata”, afirma o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.

    Ele lembra que os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) têm acesso às menores taxas e todas as prefeituras podem contar com o apoio da equipe do BDMG em todas as etapas do processo.

    “Este é um marco que reforça nosso compromisso com o desenvolvimento municipal sustentável, com investimentos responsáveis e um futuro mais estruturado para Minas Gerais e cada um de nós”, reforça o vice-governador Mateus Simões.

    O Edital BDMG 2026 ainda viabiliza propostas de pavimentação, aquisição de equipamentos e máquinas, construção e reformas em prédios públicos, investimentos na infraestrutura de turismo, cultura e esportes, por exemplo. Outra possibilidade é financiar projetos de implantação de distritos empresariais, que atraem investimentos regionais e geram empregos.

    “Esse edital reforça o papel do BDMG como parceiro direto dos municípios no fortalecimento da infraestrutura e da sustentabilidade. Estamos dando mais autonomia aos prefeitos, com crédito acessível e prazos compatíveis com a realidade local”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), Mila Corrêa da Costa.

    Como acessar

    Os créditos podem ser contratados de forma 100% digital por meio do site do BDMG. A partir do cadastramento do gestor na plataforma, é possível enviar as propostas para captação do recurso.

    Em função do período eleitoral em 2026, os prazos de contratação pelo setor público são reduzidos, o que exige celeridade pelas prefeituras.

    Ano a ano, o BDMG intensifica a atuação para que os municípios possam avançar e gerar desenvolvimento. Considerando o último biênio, o Banco lidera o número de operações com o setor público em Minas Gerais, com quase 50% do total. O dado é do sistema de análise da dívida pública, das operações de crédito e garantias da União, Estados e Municípios, o Sadipem, do Tesouro Nacional.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES