20.5 C
Brasília
quinta-feira, junho 25, 2026
Mais...

    Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026

    A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) inicia nesta semana o envio de um alerta por mensagem de texto (SMS) ao celular de proprietários de veículos em Minas Gerais que não pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026. A notificação informa sobre os débitos abertos para o imposto, porém, sem links, códigos de barras ou QR Codes que direcionam a sites e/ou boletos.

    O texto que será recebido pelos devedores do IPVA 2026 será:

    “Aviso SEF/MG: Constam pendências do IPVA placa XXX-0000. Sujeito a inscrição em DA e protesto. Se já pagou, desconsidere ou consulte o site oficial da SEF”.

    Na primeira etapa, as mensagens serão enviadas a um milhão de proprietários de veículos até a sexta-feira (26/6). Aqueles que receberem o aviso, devem acessar o site da SEF/MG, www.fazenda.mg.gov.br, clicar no menu IPVA e consultar o débito, podendo ali solucionar a inadimplência.

    É possível emitir pelo site da SEF/MG o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ou gerar o QR Code para pagar o débito via Pix. O valor a pagar será emitido com cálculo automático de encargos por atraso.

    O pagamento do imposto também pode ser efetuado portando apenas o número do Renavam do veículo, presencialmente nos agentes arrecadadores credenciados (Bradesco, SICOOB, Mercantil do Brasil, Caixa, Mais BB, Santander, Banco do Brasil e Itaú) e em estabelecimentos comerciais autorizados pela Caixa Econômica Federal (casas lotéricas). Para o pagamento em casas lotéricas, é necessário estar munido do DAE impresso.

    Ao optar por pagar via Pix, antes de concluir a operação, é preciso observar o nome da instituição emissora, Itaú Unibanco S.A ou Santander (Brasil) S.A, e o favorecido, Estado de Minas Gerais, sob CNPJ 18.715.615/0001-60.

    Balanço

    Até o dia 31/5, da frota tributável de 8.786.502 veículos, o montante de 2.013.363 estava com o IPVA em aberto, o que equivale a 22,9% do total.

    O superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF, Leônidas Marques, lembra que os proprietários que não quitarem o imposto poderão ter o débito inscrito na dívida ativa (DA) do Estado, além de estarem sujeitos a protesto cartorial, conforme informado no aviso de SMS.

    “Além das sanções administrativas, quem estiver inadimplente com o IPVA não irá obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2026, emitido pelo Detran/MG. Circular sem o CRLV sujeita o motorista às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, afirma o superintendente.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    órgãos
    WhatsApp Image 2026 03 01 at 14.03.42
    [td_block_social_counter facebook="diariodebonfinopolis" style="style8 td-social-boxed td-social-font-icons" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjM4IiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3Njh9" custom_title="redes sociais" block_template_id="td_block_template_8" f_header_font_family="712" f_header_font_transform="uppercase" f_header_font_weight="500" f_header_font_size="17" border_color="#dd3333" instagram="diariodebonfinopolis"]
    INTERNET BONFINÓPOLIS
    Salgados
    ANÚNCIOS

    RECENTES