20.5 C
Brasília
quarta-feira, janeiro 28, 2026
Mais...

    Força-tarefa orienta população para evitar golpes envolvendo o IPVA

    O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) divulgaram nesta quarta-feira, 28 de janeiro, orientações à população contra os golpes envolvendo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026, cuja escala de vencimentos terá início no próximo dia 9 de fevereiro.

    Além de divulgar massivamente as dicas de prevenção, a força-tarefa tem como objetivo agir rapidamente para retirar do ar sites fraudulentos e investigar a prática criminosa.

    Participaram da coletiva os promotores de Justiça Janaina de Andrade Dauro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet); André Salles Dias Pinto (coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber); subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza; diretor-geral do Detran, Rone Evaldo Barbosa, delegado de Polícia Civil, Arthur Martins da Costa Benicio; e o ouvidor de Fazenda, Licitações e Patrimônio da OGE, Diogo de Vasconcelos.

    De modo geral, as fraudes consistem em fazer o contribuinte pagar o imposto para um golpista, via Pix e boletos falsos. Para “fisgar” a vítima, os criminosos criam sites que simulam as páginas oficiais dos órgãos de Estado ou enviam links em aplicativos de mensagens e redes sociais. Como atrativo, oferecem descontos bem acima dos 3% concedidos pela SEF para pagamento em cota única.

    Embora a força-tarefa se mantenha vigilante e proativa no combate aos criminosos, o cuidado por parte dos proprietários de veículos é a melhor forma de evitar os golpes. As principais dicas de prevenção são pagar o imposto somente acessando o site oficial da SEF (www.fazenda.mg.gov.br) ou o aplicativo MGapp ou diretamente nos bancos credenciados.

    No caso de pagamento via Pix, sempre conferir o beneficiado, que é Estado de Minas Gerais, o CNPJ 18.715.615/0001-60 e a instituição emissora (Itaú Unibanco S.A. ou Santander Brasil S.A.).

    Segundo o levantamento da Secretaria de Fazenda, em 2025, foram recebidas 2,6 mil denúncias de golpes tendo como alvo o IPVA.

    A SEF ressalta que não há ressarcimento pelo Estado para vítimas que tenham efetuado pagamentos para terceiros. Caso o contribuinte caia em um golpe, não estará isento de pagar o IPVA para regularizar a situação do veículo. Por isso, é fundamental ter atenção às dicas de segurança.

    De acordo com a coordenadora do Caoet, Janaina Dauro, “Esse não é um problema individual, mas coletivo. Além de afetar cidadãos de boa-fé, essas fraudes comprometem a confiança da população, reduzem os recursos essenciais para as políticas públicas e ainda podem estar relacionados a organizações criminosas”.

    NOTICIA04_coletiva_golpes_ipvaEricBezerra_IMG_7544.jpg.jpeg

    Ainda segundo a promotora de Justiça, coordenadora do CAOET, o enfrentamento a esse tipo de fraude é uma responsabilidade compartilhada: envolve o poder público e também exige cuidado do cidadão. Ela destacou que: “Nesse contexto, o Ministério Público atua de forma firme na investigação e na responsabilização dos envolvidos. Contudo, esse trabalho só é possível através da denúncia feita pelo cidadão. Muitas vezes, por vergonha, medo ou até mesmo descrença, a vítima deixa de procurar as autoridades. Precisamos mudar essa mentalidade. Denunciar é um passo fundamental para romper o ciclo das fraudes, evitar que novas pessoas sejam lesadas. E é a partir do registro oficial que conseguimos mapear ocorrências, identificar os padrões e fortalecer as ações de repressão e prevenção”.

    Para o promotor de Justiça André Salles, coordenador do Gaeciber, a primeira regra que a gente sempre fala contra os crimes cibernéticos é desconfiar. “Então, na dúvida, sempre desconfie. É preciso que o cidadão preste atenção ao clicar em links recebidos e mensagens, redes sociais, pois esses links podem levar a artifícios maliciosos que os criminosos utilizam para buscar informações, coletar dados sobre a pessoa. Então sempre ao realizar o pagamento, a pessoa deve prestar atenção no destinatário, que, no caso do IPVA, deve ser o estado de Minas Gerais. Em todo tipo de pagamento é preciso prestar atenção, porque qualquer um está sujeito a ser vítima de crime cibernético”.

    NOTICIA02_coletiva_golpes_ipvaEricBezerra_IMG_7494.jpg.jpeg

    Alertas
    O Detran/MG alerta que golpistas recorrentemente criam sites falsos, utilizando indevidamente o nome do órgão. Essas páginas fraudulentas induzem o cidadão a gerar boletos ou códigos Pix, fazendo com que os valores pagos sejam direcionados a contas de criminosos, e não aos cofres do Estado.

    O órgão reforça que o canal oficial permite visualizar informações e débitos atualizados do veículo, mas não fazer o pagamento. O endereço oficial de acesso é https://transito.mg.gov.br/veiculos.

    Já a Ouvidoria-Geral do Estado coloca a Ouvidoria de Fazenda, Licitações e Patrimônio Público à disposição dos cidadãos para se manifestar sobre questões que envolvam o IPVA. As formas de contato são o site www.ouvidoriageral.mg.gov.br, o número de WhatsApp (31) 3915-2022, o MGapp e o Disque-Ouvidoria 162.

    O estelionato virtual deve ser registrado na Delegacia Virtual ou em uma unidade da Polícia Civil ou da Polícia Militar. A Polícia Civil orienta que caso a vítima tenha efetuado o pagamento, um boletim de ocorrência deve ser registrado, contendo comprovantes de pagamento com dados do beneficiário (boleto, chave Pix etc); endereço eletrônico (URL) do site fraudulento; e demais informações disponíveis.

    Procedimento Investigatório
    O Ministério Público informa que as notícias de golpe que chegaram ao órgão integram um Procedimento Investigatório Criminal (PIC), que está em tramitação, sob sigilo.

    Conforme o MPMG, no ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou os parâmetros de responsabilização de provedores de aplicações e outras plataformas digitais, especialmente no contexto de conteúdos publicados por terceiros.

    Além de reconhecer um dever de monitoramento por parte dos provedores de internet, há a presunção de responsabilidade em casos de conteúdos ilícitos relacionados a anúncios, impulsionamentos pagos ou à disseminação por meio de “chatbots” ou robôs. Nessas hipóteses, os provedores podem ser responsabilizados independentemente de notificação prévia, a menos que comprovem que atuaram com diligência e em tempo razoável para remover o conteúdo.

    Isso significa que um contribuinte que fez o pagamento por meio de um link patrocinado exibido por um buscador da internet tem a possibilidade de requerer junto à Justiça o ressarcimento por parte da empresa responsável pela busca realizada.

    NOTICIA06_coletiva_golpes_ipvaEricBezerra_IMG_7505.jpg.jpeg

    Confira dicas de prevenção a golpes envolvendo o IPVA

    Para consultar valores ou efetuar o pagamento do IPVA, acessar sempre o site oficial www.fazenda.mg.gov.br. ;

    Evite digitar nos buscadores (Google, Yahoo, Bing etc) as palavras-chave, como “IPVA, Minas Gerais e pagamento”;

    Confira se o endereço foi digitado corretamente, pois os golpistas utilizam versões falsas do endereço utilizando caracteres e sinais que passam despercebidos, como pontos, hífens ou letras duplicadas;

    No site da Secretaria de Fazenda, acesse a área do IPVA por meio da janela (pop-up) ou no menu “Tributos” à direita da tela;

    Em caso de dúvida, sempre se informe pelos canais oficiais da Secretaria de Fazenda e do Governo de Minas. Evite buscar informações em sites desconhecidos;

    A Secretaria de Fazenda não oferece descontos além do benefício dos 3% para o pagamento do IPVA em cota única. Portanto, se receber alguma oferta de desconto, saiba que é golpe;

    Nunca clique em links “patrocinados” ou recebidos em aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mail. A Secretaria de Fazenda não utiliza esses meios;

    Se receber algum boleto de papel no seu endereço, descarte. A Secretaria de Fazenda não envia cobrança de IPVA pelos correios;

    Antes de efetuar o pagamento via Pix, conferir os dados do favorecido, que é ESTADO DE MINAS GERAIS, CNPJ 18.715.615/0001-60, e instituição emissora: Itaú Unibanco S.A. ou Santander Brasil S.A.;

    A página da Secretaria de Fazenda sempre apresenta as duas opções de pagamento, DAE com código de barras e QR Code do Pix, nunca somente a opção Pix;

    Em caso de se deparar com uma página falsa ou suspeita, ou mesmo se cair no golpe, a vítima deve registrar a ocorrência na Delegacia Virtual ou em uma delegacia da Polícia Civil, com cópias dos comprovantes de pagamento e o link/endereço eletrônico (URL) do site fraudulento.

     

    SourceMPMG


    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES