20.5 C
Brasília
terça-feira, dezembro 23, 2025
Mais...

    Procon-MPMG lança cartilha de acessibilidade no transporte aéreo para consumidores

    Voar é um direito de todos, e o respeito à acessilidade é fundamental para que ninguém fique para trás. A acessibilidade no transporte aéreo é um direito assegurado pela legislação brasileira. Pensando nisso, o Procon-MPMG lançou um folder informativo para orientar passageiros com necessidades de assistência especial (PNAE) sobre seus direitos nos aeroportos e a bordo das aeronaves, promovendo respeito, dignidade e inclusão.

    O material explica quem é considerado PNAE pela lei, incluindo pessoas com deficiência, idosos, gestantes e lactantes, pessoas com crianças de colo, pessoas com mobilidade reduzida e qualquer passageiro que, por condição específica, tenha limitação em sua autonomia durante a viagem. Para esse público, a legislação garante uma série de direitos que tornam a experiência de voo mais segura e tranquila.

    Entre os principais pontos abordados estão o direito ao atendimento prioritário em diversas etapas da viagem, como check-in, despacho de bagagens, totens de autoatendimento, guichês de venda de passagens e no deslocamento até a aeronave. O folder também esclarece que a assistência especial deve ser oferecida gratuitamente, abrangendo desde o embarque e acomodação no assento até o auxílio dentro da aeronave, o acesso a sanitários e o atendimento a usuários de cão-guia.

    Outro destaque é o direito ao acompanhante, quando a condição do passageiro assim exigir. Nesses casos, a companhia aérea deve fornecer o acompanhamento sem custo adicional ou, se o passageiro optar por levar alguém de sua escolha, a cobrança pelo bilhete não pode ultrapassar 20% do valor da passagem. O material ainda orienta sobre o transporte de bagagem especial, como cadeiras de rodas e equipamentos médicos, garantindo desconto mínimo de 80% no valor cobrado por excesso de bagagem desses itens.

    O folder também esclarece situações excepcionais em que pode haver cobrança, sempre de forma limitada e transparente, reforçando que nenhum valor pode ultrapassar os parâmetros definidos em lei.

    O Procon-MPMG orienta que, caso os direitos do passageiro com necessidade de assistência especial não sejam respeitados, é fundamental buscar os canais oficiais de atendimento e registrar reclamação.

    Link do folder: Acessibilidade em Transportes Aéreos

    SourceMPMG


    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES