20.5 C
Brasília
sábado, abril 27, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Formandos em técnico em agropecuária da Efan participam de colação de grau

    Os 18 estudantes da instituição aprovados no curso de agronomia da UFG e parceiros foram homenageados no final da cerimônia, entre eles o prefeito de Bonfinópolis de Minas

    Após dois anos de dedicação, estudantes da segunda turma de jovens e adultos do curso técnico em agropecuária da Efan (Escola Família Agrícola de Natalândia) colaram grau, na noite desse sábado (29), no auditório da instituição, na BR – 251, próximo ao trevo de Natalândia (MG). No total, 32 alunos concluíram o curso e participaram da entrega simbólica do diploma.

    Além de comemorar a conquista, a noite também foi de homenagens aos 18 alunos da escola, aprovados em agronomia na UFG (Universidade Federal de Goiás) e algumas autoridades parceiras. A instituição é a única em educação do campo em toda a região noroeste de Minas Gerais. A participação da família é um dos pilares do sucesso. Em abril deste ano, o Diário de Bonfinópolis acompanhou um dia de aula de pais de alunos, que não concluíram os estudos na idade certa e aproveitam a oportunidade para aprender na mesma instituição que os filhos. Mais de 20 alunos da Efan são de Bonfinópolis de Minas.

    Parceria

    Vereadores e prefeitos parceiros convidados para a cerimônia de colação de grau reforçaram a importância em valorizar o desempenho da escola, que atende cerca de 400 alunos de 22 municípios de Minas Gerais e Goiás. Além disso, as autoridades prometeram continuar apoiando a instituição.

    IMG 6179a
    Prefeito de Bonfinópolis de Minas, Donizete Antônio dos Santos

    Um dos homenageados da noite, ao dar os cumprimentos aos formandos, o prefeito de Bonfinópolis de Minas, Donizete Antônio dos Santos destacou a importância do ensino diferenciado oferecido pela Efan. “É um motivo de muito orgulho para toda região não apenas para Natalândia. Uma escola de excelência como está, que está sendo construída. Fico numa satisfação muito grande quando venho aqui, exatamente por essa escola ter essa forma de trabalhar, com a família, harmonizando e trazendo mais para perto dos pais”.

    O prefeito de Bonfinópolis disse que vai estudar a possibilidade de contribuir financeiramente com a escola, disponibilizando 10% do que o município recebe do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). A proposta será encaminhada à Câmara Municipal. “Sei que é pouco, diante das dificuldades financeiras que os municípios têm enfrentado, mas tenho certeza que o pouco será muito na mão de vocês. Pelas contas que eu fiz deve dar algo em torno de R$ 15 a 18 mil por ano”, disse, o prefeito.

    Reconhecimento

    IMG 6229a 2
    Coordenador pedagógico da Escola Família Agrícola de Natalândia, professor Alex Pires Andrade

    O coordenador pedagógico da Escola Família Agrícola de Natalândia, professor Alex Pires Andrade é padrinho da turma e esteve entre os homenageados escolhidos pelos alunos. Ao discursar, ressaltou que o desafio em promover uma educação do campo de qualidade é o mais importante na construção da escola, criada em 2004. Saiba mais sobre a história da Efan.

    “Gratidão por nos dar confiança e as condições necessárias para que a gente continue fazendo nosso papel, que é uma educação revolucionária, uma educação que faz o sujeito reivindicar, e especialmente, uma educação que permita que os nossos jovens alcancem sonhos. Quero agradecer a todas as famílias aqui presentes, pela confiança, pelo carinho, pela atenção, que ao longo dessa trajetória depositaram”, reconheceu.

    IMG 6170a
    Mãe de aluno, Andreia Maria Carneiro

    Representante dos pais, que compõem a associação da escola e mãe de aluno, Andreia Maria Carneiro enalteceu o trabalho desenvolvido pelos educadores da Efan. “Como mãe eu fico muito agradecida por vocês cobrarem tanto assim dos alunos. É isso que nós esperamos dos nossos filhos, que eles, além de saber ler e escrever, tenham a leitura do mundo, saber se posicionar pela postura e a conduta de um verdadeiro cidadão de bem, de direito, onde luta pelos menos favorecidos”.

    Andreia cobrou maior participação das autoridades presentes. “Neste momento solene, peço mais convivência com a escola. Nos ajudem, se aproximem mais. (…). Quero dizer aos vereadores presentes, que vocês não sabem o que vocês estão perdendo por estarem distantes desse conhecimento, que vocês teriam como base para fazer políticas públicas de verdade, porque aqui é uma escola que realmente se trabalha a cidadania e o respeito ao ser humano, coisas que não vimos mais no mundo. (…)”.

    Convidados e homenageados

    Entre os convidados para a cerimônia estão: o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Dom Bosco (MG), Francisco Cardoso Guedes; a diretora de juventude da Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) e regressa da escola, Serena Ferreira; Aparecida Gomes, coordenadora pedagógica da Efan; o vice-prefeito de Natalândia, Paulo Sergio Modesto Laurindo; a secretária de Educação de Bonfinópolis de Minas, Helena de Menezes; o Secretário Municipal de Saúde de Santa Fé de Minas (MG), Joaquim Cândido Alves Moreira Júnior, representado pelo Dr. Bruno Correia, entre outros convidados.

    IMG 6291a
    A secretária de Educação Helena Menezes e o prefeito de Bonfinópolis de Minas exibem a placa de homenagem recebida da Efan

    Também estavam entre os homenageados, a professora e madrinha da turma, Andreia Aparecida Campos Cordeiro, o vice-prefeito de Natalândia, Paulo Sérgio Modesto Laurindo; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Paracatu, Vilson Martins; a prefeita do Município de Dom Bosco, Iramaia Maria Cordeiro de Almeida e a secretária da Associação Escola Família Agrícola de Natalândia, Rosiclay Lima de Santos.

    Formandos no curso técnico em agropecuária 2019

    Alisson da Silva de Souza
    André Gerônimo Cristino Vaz
    Carlos Leonardo Costa
    Claudiony Marques de Freitas
    Danilo Caixeta da Silva
    Elismar Araújo de Souza
    Eurélio Gomes de Melo
    Felipe Jorge de Oliveira
    Fellipe Júnior Tavares de Souza
    Geraldino Pires das Graças
    Gelson Conceição Ferreira dos Santos
    Henrique Messias Corrêa
    Irene Aparecida Marques Pires
    Ivãm Pereira Lima
    Jevisson Queiroz de Melo
    João Vitor Cardoso Melo
    José Augusto Ferreira Batista
    Khévem Lucas Couto Cunha
    Luiz Carlos Mendes Soares
    Rociclei Lima dos Santos
    Sinesio Corrêa de Oliveira
    Marcos Martins Melo
    Marcos Tavares de Oliveira
    Marcos Samuel Martins de Oliveira
    Matheus da Conceição Silva
    Mateus Junior Silva
    Petrina Ferreira da Silva
    Pollianna Graciano da Silva
    Romeu Romis de Oliveira
    Ronan Romis de Oliveira
    Suene Gonçalves da Conceição Araújo
    Vislaine da Costa Silva

    Aprovados no curso de agronomia na UFG (Universidade Federal de Goiás)

    Os alunos da Efan preencheram 45% do total de vagas no curso de agronomia. Todos os aprovados são de municípios do noroeste mineiro. João Pinheiro (5), Brasilândia de Minas (1), Buritis (3), Unaí (2), Paracatu (3), Natalândia (1) e Dom Bosco (3).

    Laura Leandra Andrade Fonseca – 2ª colocada
    Jeder Bispo Silva – 3º colocado
    Matheus Villi Soares Martins – 4º colocado
    Evelin Campos Lopes – 5ª colocada
    Charles Montalvão de Brito – 8º colocado
    Mariana Serena Ferreira da Silva Caetano – 11ª colocada
    Taynara Vieira Lima – 13ª colocada
    Ezequiel Costa Silva – 14º colocado
    Jaqueline de Souza Pereira – 14ª colocada
    João Victor Caetano Oripes – 15º colocado
    Rosiclei Lima dos Santos – 18ª colocada
    Tais Cristina Ferreira Barbosa – 19ª colocada
    Beatriz Lara Soares Costa – 20ª colocada
    Jean Carlos Pereira de Souza – 21º colocado
    Lorrane Santos Matos – 25ª colocada
    Rafael Lourenço Pereira – 33º colocado
    Lara Franciely Andrade – 36ª colocada
    Igor Gustavo Alves de Lima – 35º colocado

    IMG 6194a
    Assessor de educação de jovens e adultos, Orcelito Pereira, que dedica sua vida de forma quase integral aos alunos da Efan
    IMG 6238a
    Aluna da Efan aprovada na UFG
    IMG 6137a
    Formandos recebem os cumprimentos dos componentes da mesa
    IMG 6064a
    Formando caminha em direção à conquista da graduação em técnica em agropecuária

     

    Ana Paula Oliveira
    Ana Paula Oliveirahttp://www.diariodebonfinopolis.com.br
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

    Related Articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Stay Connected

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir
    0InscritosInscrever
    - Advertisement -spot_img

    Latest Articles