MPMG inova em divulgação de campanha preventiva sobre golpe do falso empréstimo

Instituição inicia experiência inédita na casa para informar maior número de pessoas vulneráveis à ação dos criminosos

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Golpe
Divulgação MPMG
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Em meados de 2021, o promotor de Justiça Eduardo Lovato, que atua na área criminal no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em Belo Horizonte, notou um aumento expressivo do número de inquéritos policiais envolvendo o crime do falso empréstimo. De acordo com ele, percebeu-se também que as vítimas não tomavam cuidados ou precauções mínimas para evitar o golpe.

Nesse tipo de crime, quadrilhas se passam por empresas que oferecem propostas tentadoras e facilitadas de empréstimos, inclusive para negativados, com possibilidade de ter o dinheiro na hora, sem burocracias. Os criminosos fazem anúncios nas redes sociais e na internet. Porém, os golpistas alegam que, para liberar quantia solicitada, necessitam do pagamento de uma taxa. Às vezes, exigem até mais de um pagamento. Depois disso, os criminosos somem com o dinheiro da vítima, que não consegue empréstimo nenhum. Quando a pessoa percebe que caiu em um golpe, já é tarde demais.

Cartilha

Segundo o promotor de Justiça, com o agravamento da crise econômica do país, muitas pessoas estão recorrendo a empréstimos para quitar seus compromissos financeiros, como a quitação da casa própria, de mensalidades escolares, pagamentos de aluguéis atrasados. “A pandemia piorou a situação. Isso motivou a ideia de fazer uma cartilha para alertar a população e mostrar como se prevenir da ação dos golpistas”, explica Lovato.

A sugestão da cartilha foi levada à área de planejamento do MPMG, que acatou a ideia. Além de disponibilizar a cartilha no site e nas redes sociais da instituição, o MPMG decidiu fazer uma experiência inédita de divulgação, tendo em vista a necessidade de alcançar um número expressivo de pessoas que poderiam ser alvo dos golpistas.

Campanha

Dessa forma, desde o fim de março, o MPMG iniciou uma contratação do Google para anunciar a cartilha informativa, que está hospedada no Portal da instituição, sobre esse tipo de fraude.

Funciona assim: quando internautas fazem pesquisas, no Google, sobre empréstimos com diversas combinações de palavras-chaves – como empréstimo urgente, crédito para negativados, entre outras – a campanha com o link para a cartilha do MPMG pode aparecer como anúncio nos resultados da busca.

A iniciativa dessa forma de divulgação partiu da Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli) e foi articulada com a Assessoria de Comunicação Integrada (Asscom), o Procon-MG e a Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber).

O promotor de Justiça Rafael Henrique Martins Fernandes, coordenador da Copli e coordenador de um grupo do MPMG de combate a roubos, conta que a ideia de anúncios no Google surgiu depois de saber que uma quadrilha que aplicava o golpe do falso empréstimo usava essa tática pra captar e enganar as vítimas.

“Resolvemos adotar a mesma estratégia para ter mais chances de informar e prevenir as pessoas antes que elas caiam no golpe”, comenta. “As pessoas têm acesso à informação no momento próximo de uma tomada de decisão de empréstimo e a outros conteúdos da instituição”, afirma, explicando que, por esse motivo, o projeto recebeu o nome de “Chegando Junto”, ou seja, que a campanha informativa vai chegar ao cidadão junto com os anúncios de empréstimos, inclusive aqueles que eventualmente sejam fraudulentos.

Números

Em menos de 2 meses de veiculação do anúncio, cujo início ocorreu se deu em 29 de março, a campanha do MPMG figurou 143 mil vezes entre os resultados de busca no Google sobre empréstimos. Desse total, mais de 12 mil pessoas clicaram no link e foram direcionadas para a cartilha que está no site. A média é de 218 acessos por dia, sendo que o investimento até o momento foi de 3.880 reais. O custo médio para entregar a cartilha a cada pessoa é de 32 centavos.

Antes dos anúncios no Google, no período entre 21 de dezembro a 21 de fevereiro, a cartilha recebeu 127 cliques, ou seja, cerca de 2 cliques por dia. “Hoje, a nossa cartilha é acessada mais vezes em um único dia do que durante dois meses sem a veiculação do anúncio, potencializando o alcance da informação e a prevenção de golpes em todo o estado”, afirma o coordenador da Copli. Ele lembra que, com o orçamento atual do MPMG, a cartilha aparece em cerca de 10% das buscas.

O coordenador da Copli ressalta também que, mesmo com orçamento reduzido, no primeiro mês, a campanha alcançou a marca de seis mil cliques, superando a expectativa inicial, que era de conseguir entre 2 a 4 mil cliques.

Perfil?

O anúncio no mecanismo de busca também permite que o MPMG tenha dados com o perfil das pessoas que estão buscando informações sobre empréstimos e das que tiveram acesso à cartilha elaborada pela instituição. O público consumidor da cartilha é jovem – quase um terço dos internautas que acessaram a cartilha tem entre 25 e 34 anos. Mais da metade dos cliques foi de pessoas que estão na parte inferior da pirâmide financeira, ou seja, têm renda familiar menor e são mais vulneráveis a caírem no golpe.

Os dados mostram também que campanha já atingiu cidadãos de cerca de 150 municípios mineiros. Entre as pessoas que clicaram no link da cartilha do MPMG, a maioria é de Belo Horizonte. Em seguida, no ranking das 10 localidades de origem dessas pessoas, estão Contagem, Teófilo Otoni, Uberlândia, Juiz de Fora, Araguari, Montes Claros, Betim, Uberaba e Governador Valadares.

Para o Coordenador da Copli, este é um piloto que abre uma nova perspectiva de orientação ao cidadão. “Agora temos os números que evidenciam o acerto da estratégia”, salienta. Rafael Fernandes comenta ainda que se trata de um projeto transversal que envolve as áreas de planejamento, consumidor, crimes cibernéticos e comunicação social da instituição. Além disso, também atinge objetivos do Planejamento Estratégico do MPMG. No Consumidor, por exemplo, contempla o propósito de “zelar pela proteção econômica e dignidade dos consumidores”. Já na Comunicação Social, concretiza a meta de “promover comunicação ágil e inovadora que dissemine a missão e atividades institucionais”.

Para acessar a cartilha sobre o golpe do falso empréstimo, clique aqui.