Municípios mineiros podem se cadastrar na campanha de coleta de pneus

1008
pneu Reprodução Portal EBC2
pneu Reprodução Portal EBC2
Publicidade

Para fazer parte da iniciativa os interessados devem entrar em contato com a associação parceira até 17 de julho

Pneus que não servem mais para uso têm destinação certa para serem reaproveitados. Por meio de um convênio entre as prefeituras mineiras e a Associação Reciclanip, a partir deste mês de julho, será iniciada uma campanha para a coleta de pneus inservíveis para destinação a empresas trituradoras que reaproveitam esse material na produção dos mais variados produtos.

Além de não serem mais um poluidor do meio ambiente, esses pneus também não vão servir de local para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Só neste ano, até o dia 24 de junho, foram registrados cerca de 424 mil casos prováveis de dengue e 86 mortes confirmadas em todo o estado. Em 2018, o registro foi de cerca de 30 mil casos de dengue em Minas, com 12 mortes confirmadas.

De acordo com a analista ambiental, Luiza Silva Betim, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), essa campanha de mobilização junto às prefeituras tem por objetivo que tanto os municípios já conveniados quanto os que não possuem convênio com a Reciclanip possam solicitar coletas dos pneus inservíveis.

Para isso, os municípios interessados devem entrar em contato com a Reciclanip até o dia 17 de julho, pelo telefone (11) 3165-4430 (Opção 1) ou pelo e-mail coleta@reciclanip.org.br. “A partir dessa formalização, a associação fará o cadastro da prefeitura e dará orientações necessárias quanto à coleta”, explica Luiza.

No período de 15 a 19 de julho, os municípios conveniados vão receber e armazenar os pneus inservíveis entregues pela população e empresas privadas, como oficinas, borracharias, concessionárias e postos de gasolina. Já no período de 22 a 26 de julho, serão coletados, pela Reciclanip, os pneus arrecadados pelas prefeituras conveniadas.

A Reciclanip operacionaliza um sistema de logística reversa de pneus da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), entidade que representa as empresas fabricantes de pneumáticos instalados no Brasil. Em Minas Gerais, no ano passado, a Reciclanip coletou cerca de 14 mil toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a mais de 1.500.000 unidades de pneus de carro de passeio.

Destinação dos pneus coletados

Os pneus inservíveis são coletados e destinados para empresas trituradoras. Depois desse processo, o material é reaproveitado como combustível alternativo nas indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e a produção de asfalto-borracha. Os pneus descartados são recolhidos pelo serviço público ou entregues voluntariamente pela municipalidade, ou por coletas pré-programadas para municípios não conveniados, sempre que necessário.

Pontos de coleta

Para saber onde destinar pneus inservíveis, consumidores e empresas podem localizar o ponto de coleta mais próximo no site www.reciclanip.org.br.

Fonte: Agência Minas

Artigo anteriorPrefeitura de Bonfinópolis de Minas encaminha projeto de reajuste salarial de servidores
Próximo artigoEmpresas disputam recuperação de nascentes do Riacho das Pedras
Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.