O combate à violência contra a mulher no Distrito Federal ganha mais um reforço. A Secretaria da Mulher (SMDF) lançou, nesta terça-feira (27), o Edital de Chamamento Público nº 01/2025, que visa a selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para executar o projeto Informar para Proteger. A iniciativa tem duração prevista de nove meses e busca promover ações de enfrentamento à violência de gênero por meio de atividades informativas, educativas e de incentivo à cidadania.
De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o projeto deve percorrer todas as regiões administrativas, levando informação e serviços a espaços de grande circulação, como escolas, centros comunitários, praças, eventos culturais, terminais rodoviários, bibliotecas e parques.
A vice-governadora Celina Leão destaca a importância da iniciativa no enfrentamento à violência de gênero: “O edital faz parte da estratégia da Secretaria da Mulher de fortalecer uma rede de proteção e garantir que mais pessoas conheçam os mecanismos de denúncia, acolhimento e apoio às mulheres vítimas de violência. Nosso objetivo é combater a desinformação, que muitas vezes impede a busca por ajuda ou a denúncia”.
O projeto propõe uma abordagem ampla, que combina informação, conscientização e mobilização social. Entre as ações previstas estão distribuição de materiais informativos, instalação de painéis promocionais, oficinas, palestras, workshops, apresentações culturais e oferta de serviços como corte de cabelo, maquiagem e massoterapia. Haverá ainda mobilizadores capacitados, que vão dialogar diretamente com a população sobre os direitos das mulheres, os tipos de violência e os canais de denúncia.
Para a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, a iniciativa enfatiza o papel da informação como ferramenta essencial no combate à violência. “O projeto Informar para Proteger reforça nosso compromisso de levar informação e acolhimento para onde as mulheres estão. Precisamos romper o ciclo da violência com conhecimento, empatia e ação. Educar é proteger. E proteger é salvar vidas. Este edital convoca a sociedade civil a se somar a esse esforço coletivo”, afirma.
Como participar
Organizações interessadas têm até a data especificada no edital para apresentar suas propostas. O termo de colaboração permitirá que a OSC escolhida receba recursos públicos no valor de R$ 9 milhões para executar todas as ações previstas no plano de trabalho do projeto.