20.5 C
Brasília
quarta-feira, junho 4, 2025
Mais...

    Junho Vermelho: Hemocentro lança campanha e nova logomarca para reforçar a importância da doação de sangue

    Doar sangue é um gesto silencioso, mas que faz toda a diferença na luta pela vida. Neste Junho Vermelho, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lança a campanha Conexão Vital, criada pro bono pela agência Klimt. Com o conceito “Dar o sangue pela vida fortalece nossa corrente vital”, a ação reforça como cada doação fortalece uma rede invisível e indispensável, que salva vidas todos os dias.

    Em comemoração ao Junho Vermelho, o Hemocentro lança a campanha Conexão Vital, com diversas atividades ao longo do mês | Fotos: Divulgação/FHB

    A campanha conduz a programação especial preparada para o mês, que integra o calendário oficial do Ministério da Saúde como marco nacional de conscientização sobre a doação de sangue. A mobilização é ainda mais necessária neste período do ano, quando os estoques costumam cair devido ao aumento de doenças respiratórias e à chegada do inverno.

    “Nosso desafio é permanente: manter os estoques abastecidos e sensibilizar a sociedade para a importância de doar sangue regularmente. Junho é uma oportunidade simbólica e estratégica para reforçar essa mensagem”, afirma o presidente da FHB, Osnei Okumoto.

    Como parte das comemorações, no dia 4 de junho será inaugurada a Feira Rural do Hemocentro, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). Funcionando das 9h às 15h, a feira oferece produtos locais e promove a integração entre saúde, alimentação e solidariedade, com venda de chás, geleias, sorvete de frutas do cerrado, mel e hortaliças orgânicas, entre outros itens.
    Já no Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho, será realizada a 3ª edição da campanha “Mulheres no Poder, Doando Sangue e Salvando Vidas”, promovida pela Vice-Governadoria do Distrito Federal. A expectativa é reunir cerca de 300 pessoas – entre doadoras, autoridades e apoiadores – para celebrar o protagonismo feminino e fortalecer os estoques em um período crítico.

    A programação inclui ainda a corrida Tá no Sangue, em 21 de junho, organizada em parceria com o Grupo Band – TV Band e Rádio BandNews FM Brasília. A prova será realizada no Memorial dos Povos Indígenas, com largada às 17h, e pretende ampliar a visibilidade da causa e engajar novos públicos, reforçando a ideia de que saúde, esporte e solidariedade caminham juntos. As inscrições já estão abertas, pelo site Central da Corrida.

    A campanha é necessária neste período do ano, quando os estoques costumam cair devido ao aumento de doenças respiratórias e à chegada do inverno

    Logomarca

    Outro marco deste Junho Vermelho é a oficialização da nova logomarca da Fundação Hemocentro de Brasília, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 16 de maio de 2025, por meio da Instrução Normativa nº 123/2025. A atualização fortalece a imagem do Hemocentro como um centro moderno e inovador, alinhado às boas práticas de comunicação institucional.

    O manual de aplicação da nova identidade visual está disponível no site da FHB, na aba “Comunicação”. A marca foi desenvolvida de forma voluntária pelos designers Bruno Figueiredo e Analuiza Kazniakowski, da agência Substantivo Insights Estratégicos, e reflete a ampliação da atuação da Fundação para além da captação de sangue, consolidando seu papel como polo de pesquisa, inovação e tecnologia em saúde.

    Coletas externas

    A mobilização também contará com coletas externas em pontos estratégicos: no dia 3 de junho, no supermercado Assaí ao lado do Taguatinga Shopping, e no dia 17, na Faculdade Mackenzie, na Asa Sul – ambas das 9h às 16h. As ações visam facilitar o acesso de doadores e ampliar a participação da comunidade, contribuindo para a estabilidade dos estoques ao longo do mês.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES