Em um cenário de crescentes desafios relacionados ao bem-estar mental, o Distrito Federal passa a contar, agora, com a SAMia — uma plataforma digital gratuita, lançada neste mês pela Secretaria de Saúde (SES-DF). A ferramenta utiliza inteligência artificial (IA) para orientar e direcionar a população aos serviços de saúde mental da rede pública.
“No DF, observamos um aumento na demanda por serviços de saúde mental. Nesse sentido, otimizar a assistência é essencial. Nosso objetivo é oferecer um instrumento para direcionar cada indivíduo ao local correto e assegurar o atendimento mais adequado”, explica a subsecretária de Saúde Mental da SES-DF, Fernanda Falcomer.
A ferramenta, porém, não substitui consultas médicas, acompanhamento psicológico ou avaliação psicossocial individualizada, nem realiza diagnósticos, prescrição de medicamentos ou tratamento terapêutico. O intuito é ampliar o acesso à Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

Conhecendo a SAMia
O aplicativo está disponível para celular, de forma simples e segura, por meio do site da SES-DF. O uso é anônimo e não exige cadastro. É preciso informar, apenas, a idade e a região de moradia, o que contribui para indicar os serviços mais próximos, com garantia de privacidade e proteção dos dados. A plataforma pode ser utilizada tanto para atendimento próprio quanto para orientar terceiros.
Ao acessar a SAMia, são apresentados questionários baseados em escalas públicas e validadas de saúde mental. Com base nas respostas, a IA realiza a triagem, avalia o nível de risco e indica o serviço mais adequado, como unidades básicas de saúde (UBSs), centros de atenção psicossocial (Caps), ambulatórios especializados e unidades de pronto atendimento (UPAs). Em situações de urgência, são disponibilizados contatos de emergência de forma imediata.
Entre as funcionalidades oferecidas estão triagem automatizada para ansiedade e depressão, classificação de risco em níveis leve, moderado ou grave, encaminhamento conforme a região do usuário e conteúdos de apoio. Também estão disponíveis exercícios de respiração, meditação e visualização, além de vídeos motivacionais, materiais educativos e links para o Centro de Valorização da Vida (CVV). Mulheres em situação de violência doméstica encontram orientações sobre direitos, canais de denúncia e locais de atendimento.

Especialista em saúde farmacêutica da Subsecretaria de Saúde Mental (Susam), Keyla Almeida explica que o uso responsável da IA é fundamental nesse tipo de cuidado. “A plataforma foi treinada para responder a perguntas relacionadas à saúde mental, o que é de extrema importância. Temos observado o aumento do uso de inteligência artificial sem o devido preparo, o que pode resultar em indicações perigosas”, alerta.
Além do atendimento à população, o aplicativo gera indicadores estratégicos para a SES-DF, auxiliando em uma gestão focada em dados e planejamento de serviços.
Plataforma segura
A SAMia foi desenvolvida por meio de parceria entre a SES-DF, no âmbito da Susam, e o Instituto Aplicado de Seleção e Pesquisa (Iasp). Toda a plataforma está alinhada à Lei Distrital nº 37.844/2016, que defende a assistência integral e humanizada e o fortalecimento da Raps, bem como à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando um uso seguro e sem registro de informações pessoais dos usuários.

