20.5 C
Brasília
quarta-feira, setembro 3, 2025
Mais...

    Secretaria de Saúde lança Linha de Cuidado à Pessoa Adulta com Sobrepeso e Obesidade no SUS-MG

    A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou, nesta terça-feira (2/9), a Linha de Cuidado à Pessoa Adulta com Sobrepeso e Obesidade na Rede de Atenção à Saúde do SUS-MG. O programa tem como objetivo qualificar o atendimento na Atenção Primária à Saúde em todos os municípios mineiros, garantindo atenção contínua, integral e de qualidade aos usuários.

    O lançamento foi marcado pelo Seminário de Apresentação da Linha de Cuidado, realizado no auditório JK da Cidade Administrativa, que reuniu profissionais de saúde, gestores municipais e especialistas do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

    Com a linha em vigor, profissionais e gestores municipais serão capacitados, assegurando que a obesidade seja tratada de forma direta, e não apenas suas comorbidades, como diabetes e hipertensão. “Temos o compromisso de transformar esta linha em prática, fortalecendo a atenção primária para garantir acompanhamento próximo e encaminhamentos adequados à atenção especializada sempre que necessário”, afirmou a secretária adjunta da SES, Poliana Cardoso Lopes.

    O que muda com a linha de cuidado

    A obesidade é uma doença crônica, multifatorial e complexa, que exige uma rede estruturada para prevenção, promoção da saúde, incentivo à alimentação saudável e à atividade física, cuidado clínico especializado e, quando indicado, cirurgia bariátrica.

    “Com essa linha, buscamos organizar o cuidado, definir atribuições de cada ponto de atenção, estabelecer critérios de encaminhamento e garantir atendimento integral e multiprofissional em toda a rede”, explicou Carolina Guimarães Marra Nascimento, coordenadora de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física da SES-MG.

    Entre as próximas ações estão a qualificação de profissionais, cursos EAD, construção de protocolos, reuniões técnicas com as regionais e modelo de monitoramento, estratégias que visam tirar a linha do papel e efetivar a atenção à população.

    O seminário também trouxe palestras sobre determinantes sociais da obesidade, estigma, cuidados na atenção primária e especializada, e a importância do trabalho multiprofissional integrado na Rede de Atenção à Saúde.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES