20.5 C
Brasília
domingo, fevereiro 8, 2026
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    TRE-DF começa mutirões de regularização eleitoral aos sábados para facilitar o acesso aos serviços e evitar procura de última hora

    O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) promoveu a primeira ação especial para regularização dos títulos eleitorais neste sábado (7). O objetivo é desafogar a demanda antes do fechamento do cadastro, em 6 de maio, e facilitar o acesso da população a procedimentos, como alistamento eleitoral, atualização de dados cadastrais, regularização do título e coleta biométrica, entre outros. Mais ações são previstas para os próximos sábados — exceto no de Carnaval —, sempre das 8h às 15h.

    Na primeira ação, o atendimento ocorreu na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), responsável pela demanda de regiões como Cruzeiro, Asa Norte e Águas Claras, e em cinco cartórios, sendo dois em Ceilândia, um no Gama, um no Lago Sul e um em Sobradinho.

    Os eleitores terão acesso a alistamento eleitoral, atualização de dados cadastrais, regularização do título e coleta biométrica, entre outros serviços nos mutirões de sábado | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

    O assessor de Comunicação do TRE-DF, Fernando Velloso, explicou que os mutirões foram antecipados neste ano para evitar transtornos aos cidadãos. “Estamos estimulando a população a fazer a regularização e a emissão de título o quanto antes para evitar filas e tumultos no prazo mais próximo do fim do cadastro, em 6 de maio”, ressaltou.

    A medida beneficia, principalmente, quem não tem disponibilidade em dias úteis. “Abrimos aos sábados para que as pessoas tenham um dia a mais de opção, talvez um dia sem expediente, e possam ser atendidas. O TRE-DF tem a previsão de realizar esse atendimento em quatro sábados, pulando apenas o sábado do Carnaval”, esclareceu Velloso.

    O Tribunal estima atender a cerca de 275 mil eleitores com título cancelado por ausência às urnas, falta de justificativa ou não pagamento de multas, e aproximadamente 148 mil sem biometria cadastrada. Também são previstos entre 130 mil e 160 mil novos alistamentos de jovens entre 15 e 18 anos, que já podem tirar o título de eleitor, embora a medida não seja obrigatória nessa faixa etária.

    O bancário Josué Pereira César, 52, separou a manhã deste sábado para resolver a situação eleitoral de toda a família e garantir a participação nas eleições deste ano. “Soubemos pela internet e foi um meio mais rápido de resolver a situação: a regularização da minha biometria, da minha esposa e do meu filho, que já estavam vencidas, e o alistamento da minha filha”, disse. “Para mim foi excelente porque no meio da semana é muito corrido. Foi rápido e tudo está resolvido.”

    Josué Pereira César regularizou a situação dele, da esposa e de dois filhos: “No meio da semana é muito corrido. Foi rápido e tudo está resolvido”

    A filha do advogado Túlio Marco, 47, também participará da primeira eleição neste ano. “O exercício da cidadania é fundamental e, talvez, seja um dos momentos mais importantes da vida dela, daqui para frente”, observou. “Votar é exercício de consciência social, de cidadania, e a participação na escolha dos representantes e dos nossos direitos, até porque para a gente cobrar, temos que escolher e participar de todo o processo”, concluiu.

    Regularize

    Em caso de dúvida quanto à regularidade do título de eleitor, a consulta pode ser feita no site do tribunal, na aba “Serviços eleitorais”, em “Situação eleitoral”. Os atendimentos devem ser agendados no site oficial do TRE ou pelo telefone (61) 3048-4000, no qual também é possível consultar os locais disponíveis para atendimento.

    O tribunal também orienta que os eleitores consultem previamente a situação eleitoral pelo site. Muitas pendências podem ser resolvidas de casa, como o pagamento de multa, atualmente de R$ 3,50, ou a atualização de dados cadastrais. O cancelamento do título só ocorre após três eleições consecutivas sem voto nem justificativa.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES