20.5 C
Brasília
domingo, agosto 10, 2025
Mais...

    Controladoria-Geral compartilha código-fonte de sistema de gestão de riscos com instituições públicas interessadas

    Entes federativos interessados podem utilizar o sistema de gestão de riscos do Governo de Minas, o UAI Risk. A ferramenta, desenvolvida pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), auxilia na avaliação, gerenciamento e monitoramento de riscos das instituições.

    Desde abril, a CGE compartilha o sistema com organizações parceiras. A disponibilização do código-fonte é realizada mediante assinatura de acordo de cooperação técnica. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e a Controladoria-Geral do Estado de Rondônia já aderiram à ferramenta.

    O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, explica que o UAI Risk é uma simplificação digital que auxilia na mitigação de riscos à integridade. “O sistema faz parte da metodologia integrada de gestão de riscos adotada em Minas. Com a ferramenta, é possível identificar e avaliar comportamentos que ameacem o interesse público, auxiliando os gestores a agirem preventivamente”, pontua.

    Compartilhamento

    A CGE apresentou, na quinta-feira (7/8), a metodologia aos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). A apresentação foi conduzida pela titular do Núcleo de Coordenação de Auditoria Contínua e de Ações Transversais, Cynthia Vieira, e pelo auditor-geral, Igor Martins da Costa.

    A Controladoria do TCE-MG avalia a possibilidade de implementar o UAI Risk. O sistema seria aplicado às necessidades da Corte de Contas na gestão de riscos prevista no Plano de Governança, Integridade e Riscos.

    Para solicitar a disponibilização do código-fonte, os órgãos e entidades públicos devem aderir à Resolução nº 03/2025, que dispõe sobre o compartilhamento de conhecimento técnico do Sistema de Gestão Integrada de Riscos – UAI Risk. Os interessados devem preencher o Formulário de Adesão ou entrar em contato pelo e-mail uairisk@cge.mg.gov.br.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES