20.5 C
Brasília
terça-feira, maio 13, 2025
Mais...

    Governo de Minas abre inscrições para curso gratuito de formação em Auriculoterapia

    Estão abertas até o dia 18/6 as inscrições para o curso de formação profissional em Auriculoterapia no polo de Belo Horizonte. A capacitação é gratuita, semipresencial, e voltada a profissionais de nível superior que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, serão ofertadas 500 vagas.

    SES / Divulgação

    O curso é promovido em parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Ministério da Saúde (MS). A carga horária é de 80 horas, sendo 75 horas em formato virtual e 5 horas presenciais, com certificação emitida pela UFSC.

    Além da capital, os polos de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia também oferecerão a etapa presencial do curso, com a previsão de mais 390 vagas distribuídas entre os três municípios.

    Quem pode se inscrever

    A formação é destinada a profissionais que atuam na APS no SUS, incluindo integrantes de Equipes de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Equipes Multiprofissionais (e-Multi) e Equipes de Atenção Primária Prisional (eAPP), entre outros.

    De acordo com Waleska Aparecida Vianna de Rezende, referência técnica da Diretoria de Promoção da Saúde e Políticas de Equidades da SES-MG, a qualificação desses profissionais é fundamental para o fortalecimento da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pepic).

    “A qualificação em Práticas Integrativas e Complementares (PICS) amplia o acesso da população a cuidados que promovem saúde, previnem doenças e contribuem para diagnósticos e tratamentos. Essa iniciativa fortalece o SUS em Minas, tornando-o mais resolutivo e humanizado”, afirma Waleska.

    Ela destaca ainda que a auriculoterapia é a prática integrativa mais realizada em Minas Gerais, presente em 493 dos 853 municípios mineiros.

    “A formação representa um avanço importante ao ampliar as possibilidades terapêuticas na Atenção Primária e promover um cuidado mais integral”, completa.

    As inscrições podem ser feitas neste site.

    Cronograma nos demais polos

    Juiz de Fora e Montes Claros: inscrições de 26/6 a 14/8, com 130 vagas em cada município. O início das aulas on-line está previsto para 21/8.

    Uberlândia: inscrições de 31/7 a 28/8, também com 130 vagas. As atividades ocorrerão de 4/9 a 31/10.

    Os certificados serão disponibilizados neste site até 45 dias após a conclusão da etapa presencial.

    Sobre a auriculoterapia

    A auriculoterapia é uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) ofertadas pelo SUS. A técnica consiste na estimulação de pontos específicos da orelha e é utilizada de forma complementar em atendimentos individuais e coletivos.

    Em Minas Gerais, a maior parte das cidades oferece as PICS nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS), com atendimento direto pelas equipes locais ou encaminhamento após avaliação.

    A lista dos municípios que ofertam acupuntura e auriculoterapia pode ser consultada neste site.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES