20.5 C
Brasília
quarta-feira, outubro 22, 2025
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Estado disponibiliza Portfólio de Emendas 2026 para parlamentares estaduais

    O Portfólio de Emendas 2026 já está disponível para consulta dos deputados estaduais de Minas Gerais. O documento é elaborado anualmente pela Secretaria de Estado de Governo (Segov-MG) e tem como objetivo embasar o Legislativo estadual no momento de indicar as emendas parlamentares.

    O portfólio funciona como um catálogo de referência, em que os órgãos e entidades estaduais executores de emendas parlamentares apresentam os principais projetos que podem ser realizados com apoio das emendas, atendendo diferentes tipos de beneficiários, como prefeituras, organizações da sociedade civil e órgãos do próprio Poder Executivo.

    O objetivo é facilitar o planejamento e a escolha das indicações pelos deputados estaduais, garantindo maior clareza e previsibilidade nas possibilidades de execução orçamentária e financeira para o exercício de 2026.

    O documento cumpre o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que determina o prazo para que o Poder Executivo publique na internet as listas atualizadas de ações passíveis de execução orçamentária e financeira para efeito de emendas parlamentares individuais, de blocos e de bancadas. O documento está disponível no Portal de Emendas Estaduais desde o dia 17/10/2025.

    No site, as ações estão apresentadas com informações sobre o órgão gestor ou entidade gestora, código, finalidade, beneficiário, objeto, tipo de aplicação, grupo de despesa e o valor mínimo de alocação, conforme critérios técnicos definidos na legislação. Este ano, estão cadastrados mais de 750 projetos, de 30 órgãos estaduais.

    Para a construção do Portfólio de Emendas 2026, a Segov promoveu uma capacitação com representantes dos órgãos executores, visando um documento aderente às necessidades da sociedade.

    “O Portfólio de 2026 é um instrumento que fortalece a transparência e o planejamento na execução das emendas parlamentares. Ele foi construído de forma colaborativa, com a participação de todos os órgãos e entidades executores, garantindo que as informações apresentadas reflitam as reais possibilidades de execução orçamentária e financeira do Estado”, explica o superintendente central de Emendas Parlamentares Estaduais e Transferências, Gean Fernandes Pinto.

    Novidade no Portal de Emendas

    Para auxiliar os parlamentares no momento da consulta ao Portfólio de Objetos, o Governo de Minas disponibilizou um novo painel de busca no site oficial de emendas parlamentares, tornando mais simples e intuitiva a consulta dos projetos disponíveis.

    A nova ferramenta permitirá filtrar informações por órgão executor, município, beneficiário e tipo de ação, ampliando a transparência e a eficiência no processo de indicação das emendas.

    “Avanços como o novo painel de busca ajudam a tornar o processo de indicação de emendas ainda mais transparente e eficiente”, finaliza Gean Fernandes Pinto.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES