20.5 C
Brasília
terça-feira, julho 15, 2025
Mais...

    Governo de Minas e Sebrae ampliam formação empreendedora para 6 mil jovens da rede estadual

    O Governo de Minas, em parceria com o Sebrae Minas, está ampliando o acesso à educação empreendedora para estudantes e egressos do ensino médio da rede estadual. A partir do próximo semestre letivo, 170 escolas públicas em 129 municípios mineiros vão oferecer o Curso Técnico em Administração com a metodologia do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). Ao todo, cerca de 6 mil vagas estão disponíveis.

    Fruto da articulação entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e o Sebrae, o projeto busca despertar o espírito empreendedor e desenvolver competências fundamentais para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas diretamente nas escolas. A lista completa das escolas participantes está disponível neste link.

    Após os resultados positivos do projeto-piloto, o curso técnico com metodologia NEJ será expandido para um número expressivo de escolas da rede estadual, consolidando-se como mais uma estratégia do Governo de Minas para fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica em todo o estado.

    “Essa expansão representa um importante passo na valorização dos jovens mineiros, que terão acesso a uma formação completa, com teoria e prática voltadas ao empreendedorismo. Estamos formando uma nova geração de protagonistas sociais e profissionais”, afirma o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

    Educação para transformar vidas

    Criado em 2010, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil já formou mais de 4,2 mil estudantes nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal. Atualmente, há turmas em andamento em municípios como Belo Horizonte, Contagem, Uberaba, Itabira, Patos de Minas, entre outros.

    O curso tem duração de um ano e é direcionado a estudantes e egressos do ensino médio da rede pública. A proposta pedagógica é baseada em uma metodologia inovadora da Escola do Sebrae, com foco em projetos, integração entre teoria e prática e desenvolvimento de competências como autonomia, protagonismo, consciência social e gestão.

    “Estamos unindo forças com parceiros que acreditam na educação empreendedora como um dos principais mecanismos de transformação social”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

    Resultados que fazem a diferença

    A metodologia do NEJ tem promovido mudanças significativas na trajetória dos jovens participantes. De acordo com dados do Sebrae, 64% dos estudantes formados ingressam no mercado de trabalho, enquanto 58% seguem estudando após a conclusão do curso. Além disso, 94% relatam que a formação teve alto impacto em sua vida pessoal e 88% apontam transformações positivas em sua vida profissional.

    Com a ampliação do projeto, o Governo de Minas e o Sebrae reafirmam o compromisso com uma educação pública de qualidade, conectada às demandas do século 21 e com foco no desenvolvimento integral dos estudantes mineiros.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES