20.5 C
Brasília
quarta-feira, outubro 15, 2025
Mais...

    Governo de Minas facilita acesso aos serviços digitais de trânsito

    O Governo de Minas está facilitando o acesso do cidadão aos serviços digitais de trânsito. Nesta quarta-feira (15/10), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) lançou as Jornadas do Cidadão, que reorganizaram os mais de 200 serviços disponíveis no Portal de Trânsito de Minas Gerais, com o objetivo de simplificar o acesso e tornar a experiência mais intuitiva para todos os usuários.

    As Jornadas do Cidadão foram desenhadas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), da Seplag-MG, organizando os serviços de forma lógica e centrada no usuário. Essa organização permite que cidadãos e empresas encontrem facilmente as funcionalidades de acordo com suas necessidades e etapas desejadas, sem precisar compreender a estrutura interna da CET-MG.

    Todos os serviços foram revisados para garantir informações atualizadas, linguagem simples e clara, tornando o acesso mais inclusivo para pessoas com diferentes níveis de escolaridade, familiaridade digital ou conhecimento prévio sobre trânsito.

    Jornadas

    Ao acessar o Portal de Trânsito, o cidadão encontrará os mais de 200 serviços organizados a partir das Jornadas do Cidadão, sendo nove jornadas relacionadas a veículos, seis a infrações, sete a habilitação e cinco sobre educação no trânsito.

    O primeiro nível representa a divisão inicial da jornada, indicando o caminho principal dentro do processo, como “Transferir propriedade de veículo – Comprador”. O segundo nível apresenta as opções disponíveis após o primeiro clique, separando condições específicas da demanda do usuário, como “Veículo novo”. Já os demais níveis surgem conforme a necessidade de detalhamento, permitindo ao cidadão chegar à página do serviço desejado, como “Veículo não está emplacado” ou “Veículo emplacado”.

    Essa abordagem facilita o entendimento do caminho a ser seguido e diminui erros no envio de documentos, além de retrabalho e necessidade de atendimento presencial para dúvidas básicas. Além disso, a utilização de linguagem simples promove inclusão e acessibilidade, ampliando o acesso a diferentes perfis de usuários.

    Atualmente, 85% das etapas dos serviços de trânsito são digitais, permitindo que a maioria das demandas dos cidadãos seja resolvida on-line, com redução de deslocamentos, custos e tempo de atendimento.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES