20.5 C
Brasília
quarta-feira, janeiro 15, 2025
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Governo Federal intensifica mobilização da Defesa Civil Nacional no apoio às cidades atingidas pelas chuvas

    O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), está mobilizado para ajudar a população afetada pelas fortes chuvas que atingem dezenas de municípios em diversas unidades da Federação.

    “Seguindo uma determinação do presidente Lula, desde sexta-feira (10) estamos, por meio da Defesa Civil Nacional, em contato frequente com os governos estaduais de Minas Gerais, São Paulo e Bahia e, também, com as prefeituras das cidades desses estados que foram atingidas por fortes chuvas nos últimos dias”

    Waldez Góes
    Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional

    O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional opera em nível laranja (alerta) e mantém contato diário com agências de monitoramento e Defesas Civis estaduais e municipais.

    “Seguindo uma determinação do presidente Lula, desde sexta-feira (10) estamos, por meio da Defesa Civil Nacional, em contato frequente com os governos estaduais de Minas Gerais, São Paulo e Bahia e, também, com as prefeituras das cidades desses estados que foram atingidas por fortes chuvas nos últimos dias”, afirmou o ministro Waldez Góes, que ressaltou inclusive que já conversou com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

    Minas Gerais

    Um dos estados mais afetados é Minas Gerais, onde uma forte chuva atingiu os municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso na madrugada desse domingo (12). As precipitações causaram deslizamentos de terra e alagamentos em vários pontos das duas cidades. De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, até a segunda-feira (13) foram registradas dez mortes em Ipatinga e uma em Santana do Paraíso.

    Waldez Góes conversou com o prefeito de Ipatinga, Gustavo Morais, nesta segunda-feira. “A situação na cidade se agravou e, infelizmente, houve o registro de óbitos. Manifesto nossa solidariedade ao povo ipatinguense e de todas as cidades atingidas. Seguimos com o trabalho conjunto do Governo Federal, estados e municípios para a devida assistência à população, como temos feito em cada situação de emergência vivida em nosso País”, declarou o ministro.

    Nesta terça-feira (14), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ao divulgar a previsão de riscos geo-hidrológicos, considerou como alta a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa em regiões de Ipatinga (MG), devido aos elevados acumulados observados nas últimas 48 horas, somado à chuva prevista, que podem surgir na forma de pancadas. Neste cenário, é esperado que ocorram alguns deslizamentos de terra, especialmente em áreas urbanas e eventuais “quedas de barreira” à margem de rodovias.

    Defesa Civil

    Técnicos da Defesa Civil Nacional se reuniram nesta segunda-feira com a equipe da Defesa Civil de Ipatinga. O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, participou do encontro. A reunião virtual teve como objetivo orientar o município sobre a solicitação de reconhecimento federal de situação de emergência e, consequentemente, liberação de recursos para socorro, assistência humanitária e restabelecimento.

    “Foi uma reunião de orientação. Explicamos sobre a necessidade do reconhecimento federal para que possamos começar a ajudar nas ações emergenciais, como limpeza de vias públicas”, disse o secretário Wolnei.

    Para informar a população dos riscos, a Defesa Civil Nacional enviou alertas para as cidades de Caratinga, Inhapim, Congonhas, Dom Joaquim, Ipatinga, Governador Valadares, Viçosa, São Francisco, Januária, São Pedro do Suaçuí, Frei Inocêncio, Mariana e Água Boa.

    Bahia

    O Cemaden também considerou como alta para esta terça-feira a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na região de Salvador, no estado da Bahia, devido à previsão de continuidade das chuva de intensidade fraca a moderada e aos acumulados de precipitação, principalmente nas bacia hidrográfica dos rios Cachoeira e Una. Segundo o órgão, essas condições podem ocasionar enxurradas e alagamentos temporários em áreas rebaixadas com drenagem deficiente e inundações urbanas.

    Outras Ocorrências

    Após o rompimento de um trecho da rodovia SE-438, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe confirmou, na segunda-feira, a morte de uma pessoa no município de Capela. O corpo da vítima foi encontrado a cerca de 500 metros do local onde houve o rompimento da estrada. Na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, outra morte foi registrada após o desabamento de uma casa.

    Mais Chuvas 

    Nesta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas e classificou o grau de severidade como “perigo” para dezenas de municípios em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia, além do Distrito Federal.

    Segundo o Inmet, as chuvas devem vir acompanhadas de ventos que podem chegar a 100 km/h e há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

    Instruções

    O Inmet também divulgou instruções sobre como proceder diante de fortes chuvas:

    Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
    Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
    Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

    SourceSecom PR


    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES