20.5 C
Brasília
segunda-feira, novembro 24, 2025
Mais...

    MPMG lança cartilha sobre consentimento e violência sexual com foco na proteção das vítimas

    O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro Estadual de Apoio às Vítimas (Casa Lilian), lança nesta segunda-feira, 24 de novembro, a cartilha “Breves Reflexões sobre Violência Sexual e Consentimento com foco nas vítimas”, um material informativo e formativo que propõe uma abordagem clara, sensível e afirmativa sobre o tema do consentimento, com especial atenção à prevenção da vitimização secundária. O lançamento marca a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

    Elaborada por uma equipe interdisciplinar da Casa Lilian, a cartilha tem como público-alvo profissionais da justiça, segurança pública, saúde, assistência social, educação entre outros no enfrentamento dos crimes contra a dignidade sexual. O documento se propõe a desmistificar conceitos distorcidos sobre consentimento e, com isso, orientar a atuação sob a perspectiva das vítimas, promovendo tratamento digno, reparação e acolhimento humanizado.

    De acordo com a promotora de Justiça, Ana Tereza Ribeiro Sales Giacomini, coordenadora da Casa Lilian, “trata-se de um instrumento pedagógico e político que pretende qualificar a atuação e cuidado com as vítimas, combatendo estereótipos, desmistificando mitos e eliminando práticas institucionais que perpetuam o sofrimento”.

    Ana Tereza Casa Lilian noticia.jpg

    Conteúdos abordados

    A cartilha apresenta temas fundamentais como: o que é consentimento e como praticá-lo de forma afirmativa; crimes contra a dignidade sexual e sua tipificação legal; mitos sobre consentimento e violência sexual; reações comuns das vítimas e o impacto da vitimização; expectativas das vítimas e diretrizes para reparação integral; e aplicações práticas e abordagens éticas nos atendimentos.

    Destaques

    Um dos diferenciais do material é a forma acessível e direta com que os conteúdos são apresentados, incluindo analogias ilustrativas (como a metáfora do chá), quadros explicativos sobre o que não é consentimento, e orientações práticas sobre como pedir e respeitar o consentimento.
    Também são detalhados os diferentes tipos de vitimização (primária, secundária e terciária) e os impactos físicos, emocionais, sociais e econômicos gerados por crimes sexuais.
    A cartilha ainda dialoga com marcos legais importantes como a Lei Mariana Ferrer (Lei nº 14.245/2021) e a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1107, além de reforçar a centralidade da vítima no sistema de justiça, em consonância com a Política Institucional de Apoio às Vítimas, instituída pela Resolução PGJ nº 33/2022.

    Cartilha

    Clique aqui para acessar o material.

    Casa Lilian

    Criada pelo MPMG em 2023, a Casa Lilian é o Centro estadual do MPMG voltado ao apoio integral às vítimas. Com atuação em rede e abordagem vítimo-centrada, tem larga atuação no atendimento a vítimas de violência sexual, dentre outros crimes, bem como na produção de materiais orientativos, como guias metodológicos, protocolos técnicos e cartilhas temáticas.
    Informações: casalilian@mpmg.mp.br ou (31) 98449-3655.

    SourceMPMG


    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES